Logo
  • Câmara de Pinheiro concede nesta quinta (21) titulo de cidadania ao empresário Ilson Mateus

    Decreto Nº 0126/2018 da Câmara Municipal de Pinheiro,  vai conceder o titulo de cidadania pinheirense ao empresário, Ilson Mateus Rodrigues. A solenidade acontece a partir das 19h desta quinta-feira (21) no plenário, José Arimatéia Nunes.

    O Grupo Mateus nasceu do sonho, da coragem e da determinação do persistente Ilson Mateus.

    O SONHO:

    No final dos anos 70, o ouro de Serra Pelada no sul do Pará seduzia os brasileiros de todas as regiões do Brasil. O maranhense da cidade de Imperatriz, se encantou com a possibilidade de crescer na vida e também se aventurou na maior jazida de ouro do mundo.
    Muito trabalho, quase nada de ouro e as primeiras decepções: Os melhores e mais produtivos barrancos já estavam ocupados por quem chegou primeiro. Mas nada de desistir. Tirou disso uma lição: bebe da água limpa quem chega na frente!

    Foi ali, na conversa a beira da fogueira com outros garimpeiros que ouviu falar que a cidade de Balsas, no Maranhão seria a nova fronteira agrícola e que ela cresceria muito nos próximos anos. O ouro verde que começava a brotar da terra.

    A CORAGEM:

    No início dos anos 80, a cidade de Balsas no Maranhão, a 800 km da capital São Luís, passava por uma grande transformação em sua economia e em sua paisagem. Com a chegada do asfalto que a ligou à rodovia Belém-Brasília, migrantes de várias regiões do Brasil descobriram que Balsas era o lugar perfeito para a lavoura mecanizada, pois reunia todas as condições climáticas e geográficas. Com essa crescente e promissora geração de agronegócios no sul maranhense, nasceu a necessidade do fornecimento de bens de consumo que o mercado local ainda não oferecia para uma demanda crescente.

    Com sua visão empreendedora e sem medo da inovação, Ilson Mateus não pensou duas vezes: vendeu seus poucos pertences e mesmo sem ter a experiência necessária, montou ali uma pequena mercearia. Ao mesmo tempo, fazia ele mesmo os fretes em seu velho caminhão levando produtos adquiridos em Imperatriz, a 400 km, para serem comercializados em Balsas. Muito trabalho e perseverança fizeram com que um sonho começasse a se tornar realidade: num breve espaço de tempo, a pequena mercearia se tornara um supermercado de pequeno porte.

    Com a chegada do Plano Cruzado em 1986, o mercado brasileiro passou por uma grande mudança de conceitos. Enquanto vários empresários resolveram apostar na especulação financeira, o jovem empresário continuou apostando no trabalho e fez da crise a sua maior aliada. Comprando a prazo das grandes distribuidoras e fábricas e vendendo à vista, investia cada vez mais em estoque de produtos, contratação e qualificação de pessoas e em ações agressivas de vendas e marketing.

     O resultado não poderia ser melhor: foi dado o primeiro passo para entrar no mercado atacadista da região e começou a se firmar como um dos mais importantes geradores de negócios, emprego e renda da região.

    Passou a abastecer também as mercearias e supermercados no Maranhão e interior do Pará.

    Mas o gosto de trabalhar no varejo começou a falar alto e esforços foram realizados para inaugurar em Balsas no ano de 2.000, um grande e moderno hipermercado, com mais de 5.000 metros quadrados de área de vendas.

    Um plano de expansão ambicioso, porém, com os pés no chão foi desenhado para alcançar todo o estado a partir de então, inaugurando lojas em cidades com grande potencial de mercado, como Imperatriz em 2000, Santa Inês em 2002 e finalmente, chegando na capital São Luís em 2003.

    A DETERMINAÇÃO:

    Hoje o Grupo Mateus é um conglomerado de empresas que opera no varejo de supermercados, atacarejo, móveis e eletrodomésticos, indústria de panificação, distribuição de medicamentos e construção, além de atender mais três estados (Piauí, Tocantins e Bahia) no formato atacadista com o Armazém Mateus.

    Atualmente o Grupo Mateus gera mais de 22.000 empregos diretos, consolidou suas marcas como referências de mercado, presente em 22 cidades nos estados do Maranhão e Pará, inclusive na capital Belém.

    É hoje a sexta maior empresa de varejo alimentar do Brasil e se desenvolve a cada dia, em estruturas físicas, logísticas, tecnológicas  e acima de tudo, humanas.

    Porque acredita no potencial das pessoas que se envolvem e na força do trabalho que vence qualquer desafio.

    Tudo isso mantendo a humildade e honestidade nas ações que fortalecem seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social nas comunidades onde atua.

    Novos desafios e novos mercados estão chegando, e com eles a certeza que o Grupo Mateus está disposto a atender as expectativas e se tornar cada vez mais eficiente e presente na vida de mais brasileiros em novos estados.

    Acreditar no trabalho inspira a acreditar nas pessoas e no Brasil, porque SOMOS UM SÓ CORAÇÃO!

    O sonho é o primeiro passo para realizar grandes conquistas.

    Ilson Mateus.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!