Em parceria com a Prefeitura de São Bento, Governo do Maranhão inaugura o primeiro posto de registro civil de nascimento na cidade.

O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular – SEDIHPOP, Jonata Galvão, esteve no município nesta quarta-feira, 11, para inaugurar o Posto Avançado de Registro Civil do hospital-maternidade da cidade. O prefeito Luizinho Barros esteve representando pessoalmente os cidadãos sambentoenses no evento.

O Posto de Registro Civil tem por objetivo garantir aos recém-nascidos em hospitais públicos do Maranhão o primeiro direito à cidadania, a certidão de nascimento. A meta é garantir que a mãe já saia da maternidade com o documento de registro do filho, assim ela não precisará se deslocar até um cartório para registrar a criança.

Para o secretário adjunto, o Posto Avançado nas maternidades e hospitais públicos do Maranhão “é um avanço nas políticas públicas de combate ao tráfico infantil e promoção da cidadania e dos direitos humanos”, resumiu Jonata Galvão.

Já o prefeito de São Bento informou que “a criança que sai do hospital registrada, também poderá ter logo acesso a outros benefícios sociais e demais políticas públicas municipais e estaduais”, acrescentou Luizinho Barros.

Com o Posto de Registro Civil dentro do hospital-maternidade da cidade, agora pode-se coibir as ações dos criminosos e possibilitar que, em situações mais graves e complexas de saúde, as crianças possam ser deslocadas para outras unidades.

A dupla “Doutoras da Alegria”, do projeto “Mais que um sorriso”, apoiado pela Prefeitura de São Bento, também esteve presente no hospital da cidade, animando o evento. As meninas semanalmente levam alegria, descontração e entretenimento aos pacientes que se encontram em recuperação da saúde.

Comente