TURIAÇU | Juíza palestra sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças

A juíza de Direito, Urbanete de Angiolis Silva, titular da Comarca de Turiaçu, proferiu palestra para professores da Rede...

A juíza de Direito, Urbanete de Angiolis Silva, titular da Comarca de Turiaçu, proferiu palestra para professores da Rede Pública Municipal de Ensino, nesta quinta-feira (26), abordando tema relativo à prevenção e combate aos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A palestra foi realizada na Escola Municipal Olga Damous.

Entre os assuntos abordados, foram descritas as características e modalidades de violência sexual contra crianças, como identificá-las, e os crimes previstos no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA – Lei 8069 de 13 de Julho de 1990). A magistrada ressaltou o dever dos educadores de comunicar às autoridades, quando houver suspeita ou confirmação de abusos ou maus tratos às crianças e adolescentes.

A palestra do Judiciário contou com o apoio de parceiros, como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Educação de Turiaçu. “O objetivo primeiro de nosso encontro é de sensibilizar e conscientizar a sociedade local quanto à necessidade de maior proteção às crianças e adolescentes, potenciais vítimas de abusos e exploração sexual”, explica a magistrada.

A ideia é levar o debate e alerta sobre o tema também para a Zona Rural do município, com a realização de palestras, caminhadas, distribuição de material impresso e oficinas nos povoados. “Dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, e por isso, faremos uma grande mobilização junto à sociedade turiense”, finaliza a juíza Urbanete Silva.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados