A guarnição de Pedro do Rosário recebeu denúncias que no povoado Encruza haviam dois irmãos traficando e que também possuíam uma roça de maconha nos fundos da propriedade de um deles.
A GU de Pedro Rosário acionou o Serviço de Inteligência para que procedesse com os levantamentos das informações, momento que, na manhã desta quarta-feira (03) o SI se deslocou até o local e verificou quais seriam as residências e a direção da referida roça.
Após confirmada as informações, às 5hs da manhã desta quinta-feira (04) as guarnições do GOE, SI e GU Pedro Rosário se deslocaram até o povoado Encruza, para proceder com as abordagens nas residências levantadas.
Após todas as casas serem cercadas, foram realizadas as buscas pelos imóveis. Na casa do indivíduo identificado como Sirico foi encontrado 31 pedras de Crack e uma espingarda tipo bate-bucha. Nos fundos de uma das casas foi encontrado o indivíduo conhecido por Fox e esse mesmo indivíduo levou a guarnição posteriormente até o plantio. Na casa do outro conduzido foi encontrado outra espingarda.
Em deslocamento até o plantio de maconha foi avistado um indivíduo que os detidos chamavam de “Mano”, morador de Viana e sócio do plantio da erva. O Mano ao sentir a presença policial no local ainda empunhou uma espingarda, contudo, o referido indivíduo largou a espingarda e adentrou no matagal, não sendo possível ser alcançado pelas guarnições.
Na roça havia um casebre que servia de abrigo ao homem que se evadiu. Nela foram encontrados uma sacola cheia de maconha pronta para o consumo e outro saco de sementes. Na roça as plantas estavam com porte médio e a área era bem vasta.
As plantas foram arrancadas e queimadas junto com o casebre, apenas uma porção da erva in natura foi levada com a guarnição para comprovação delitiva. O terreno estava preparado para o plantio de mais de 2 mil pés de maconha.