Publicidade

Prefeitura de Presidente Sarney intensifica combate ao mosquito Aedes aegypti

A Prefeitura de Presidente Sarney, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate a dengue no município....

A Prefeitura de Presidente Sarney, através da Secretaria Municipal de Saúde, está intensificando as ações de combate a dengue no município. Mais de 30 agentes de endemia e outros profissionais de saúde estão visitando todas as residências e comércios da cidade.

Nas visitas eles orientam os moradores e responsáveis pelo local visitado sobre a doença e os meios de reprodução do mosquito transmissor, além de identificarem possíveis focos. Com a intensidade das chuvas, a preocupação dos sarneyenses deve ser redobrada em relação à proliferação das larvas do Aedes Aegypti.

Nesta quinta e sexta-feira (03 e 04),  a prefeita Valéria Castro vai estar comandando pessoalmente uma ação de combate ao temido mosquito transmissor da dengue, com visitas domiciliares e intensificação da limpeza pública.

De acordo com a prefeita, a dengue é uma preocupação constante e prioritária dentro da administração. “As ações serão realizadas durante todo o mês de maio. Peço a gentileza que os munícipes que fiquem atentos para receberam a visita dos agentes, para que possamos realizar um serviço de qualidade em toda a cidade, disse a prefeita.”
As equipes de combate priorizam as áreas com maior infestação do mosquito para realizar operações de limpeza, como focos deacúmulo de lixo, terrenos baldios, borracharias, caixas d’água, oficinas mecânicas, entre outros. Quem estiver próximo a essas áreas deve tomar cuidado e ajudar a destruir os focos de proliferação do mosquito, alerta a vigilância.

Os cuidados devem ser tomados também com qualquer tipo de poça d’água causada pelas chuvas, nelas estão acumulados vários tipos de sujeiras, que também podem causar doenças.

Para combater o mosquito transmissor, basta não deixar acumular água nos quintais e frente das casas, fechar bem o saco de lixo e manter a caixa d’água e torneiras bem fechados. As pessoas devem encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavar semanalmente com escova. Isto também deve ser feitos com tanques e pratos de água dos animais de estimação.

Outras medidas ainda devem ser tomadas, como virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro dos recipientes e trocar a água dos vasos de plantas aquáticas.

Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam do terceiro ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois deste período que os sintomas aparecem. Caso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações deve procurar à Unidade de Saúde mais próxima.

Por Herasmo Leite

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados