Logo
  • SESC e Prefeitura de Pinheiro iniciaram atendimentos de mamografia e preventivo nesta terça-feira (09)

    A cerimônia que oficializou a instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher no município de Pinheiro ocorreu na manhã desta terça-feira (09) com a presença do Prefeito Luciano Genésio, da diretora Regional do Sesc, Rutinéia Monteiro, do Secretário de Saúde, Fred Lobato, da Coordenadora de Assistência e Saúde do Sesc, Patrícia Oliveira, e da Coordenadora Municipal da Saúde da Mulher, Paula Machado.

    O veículo do SESC, que está estacionado na Praça São José, tem capacidade para a realização de 64 exames por dia, sendo 32 mamografias e 32 citologias (preventivo). Sua estrutura é composta de um mamógrafo 100% digital com a tecnologia tomossíntese que pode contribuir significativamente para a detecção de lesões, dando assim, qualidade de imagem necessária para um diagnóstico mais preciso e confiável para as pacientes.

    A Representante do SESC, Rutinéia Monteiro, falou da satisfação de estar trazendo a unidade de saúde para a Princesa da Baixada: “O SESC está na cidade de Pinheiro neste período sendo a quarta cidade a receber nossa unidade móvel saúde da mulher e é uma satisfação enorme para toda a equipe do Sesc realizar esta ação aqui; temos um direcionamento dentro da instituição que nos lembra todos os dias que estamos aqui para servir e como pinheirense não poderia estar mais feliz em servir esta cidade tão expressiva e importante para o estado do Maranhão”. Rutinéia Monteiro.

    O Prefeito do Município, Luciano Genésio, reforçou a importância de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher: “Sabemos da necessidade e da luta que as mulheres enfrentam para realizar estes exames através do SUS.

    São exames que constatam o câncer de mama e de colo do útero, que diagnosticados precocemente tem grandes chances de cura. Precisamos oportunizar a realização dos exames e conscientizar as mulheres sobre os cuidados com a saúde”. Prefeito Luciano O SESC Saúde Mulher é composto por uma unidade móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde.

    As mulheres interessadas em realizar os exames devem agendar através da Unidade Básica de Saúde do bairro em que mora ou procurar a unidade na Praça São José tendo em mãos original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!