Prefeitura de Cururupu iniciou a implantação de semáforo e sinalização nas principais ruas do município

A Prefeitura de Cururupu, deu início à execução do Projeto de implantação de sinalização horizontal (faixas no solo) e vertical (placas e semáforos) nas principais vias do município. A ação, realizada por meio da Secretaria Municipal de Obras, tem como objetivo melhorar o fluxo de veículos, promover a mobilidade urbana e garantir mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres nas áreas mais críticas e perigosas.

✔️ Foco inicial no centro da cidade, devido ao grande fluxo de veículos e pedestres.
✔️ Objetivo principal: Organizar o trânsito, prevenir acidentes e garantir mais segurança para todos.
✔️ Medida essencial para melhorar a mobilidade urbana e a convivência no trânsito.

A implantação da sinalização horizontal (faixas de pedestres, divisão de pistas, símbolos no asfalto) e vertical (placas, semáforos, indicações) é fundamental para:

✅ Reduzir acidentes – Orienta condutores e pedestres, evitando conflitos no tráfego.
✅ Organizar o fluxo de veículos – Define prioridades, limites de velocidade e direções.
✅ Proteger os pedestres – Faixas e semáforos garantem travessias mais seguras.
✅ Aumentar a conscientização – Sinalização clara ajuda a educar motoristas e ciclistas.

Essa medida daPrefeitura de Cururupu mostra um avanço na segurança viária e na qualidade de vida da população que tanto esperava por esse serviço implantado pela prefeitura.  

Essa conquista mostra como a pressão popular e a cobrança constante são fundamentais para transformar a cidade. A comunidade sempre soube que uma sinalização adequada faria diferença na segurança e organização do trânsito, e agora a gestão municipal está atendendo a essa demanda.

Por que essa vitória é tão importante?

✔️ Resposta às reivindicações da população – Prova que a voz do povo pode gerar mudanças.
✔️ Prevenção de acidentes – Ruas bem sinalizadas salvam vidas.
✔️ Mais ordem e eficiência no tráfego – Motoristas, motociclistas e pedestres ganham mais clareza nas vias.
✔️ Valorização do espaço urbano – Uma cidade sinalizada reflete cuidado e desenvolvimento.

CONDENAÇÃO

Em Ação Civil Pública, interposta pelo Ministério Público, com trânsito em julgado em 12 de outubro de 2017, o Município de Cururupu foi condenado a implantar, em 90 dias, o Departamento Municipal de Trânsito; o sistema de sinalização de trânsito (mão de direção, segurança, pedestres, sinalização vertical, horizontal e semafórica, estacionamentos, circulação de pedestre e veículos); a Junta Administrativa; e o Fundo Municipal de trânsito.

Como a ex-prefeita Rosária de Fátima Chaves (Rosinha), não cumpriu com a decisão judicial durante sua gestão, o Ministério Público do Maranhão requereu à Justiça que a ex-prefeita, e o secretário municipal de Obras de Cururupu à época, Marcelo Everton Mendes, pagasse multa de R$ 684 mil devido ao descumprimento de sentença condenatória de Ação Civil Pública (ACP), em 2017.

O valor de R$ 684 mil é equivalente aos dias decorridos (684) entre data do trânsito em julgado, 12 de outubro de 2017, e o ajuizamento do pedido de cumprimento de sentença, 28 de novembro de 2019.

A manifestação ministerial foi assinada pelo então promotor de justiça Igor Adriano Trinta Marques, que respondia pela Comarca de Cururupu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *