Logo
  • Ação conjunta para o Carnaval nos terminais de ferryboat

                             Representantes dos órgãos que atuam em conjunto durante o carnaval nos terminais

    A equipe da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), em conjunto com representantes da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Procon, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar do Maranhão e Rodoviária Federal, além das operadoras de ferryboat, esteve reunida, na sexta-feira (22), para traçar estratégia de atendimento durante o período de festas carnavalescas nos terminais de ferryboat da Ponta da Espera e do Cujupe.

    O plano inclui combate à superlotação de veículos (ônibus e vans), reforço policial (com viaturas, motos e apoio de cães farejadores) e orientação de tráfego, blitz de educação no trânsito e de saúde, distribuição de material informativo, além de redirecionamento de fluxo dentro dos terminais, dentre outras ações.

    Serão instalados banheiros químicos, sinalização e uma ambulância do Corpo de Bombeiros estará de plantão de sexta-feira a domingo, nos terminais. Equipes da Emap e da MOB estarão disponíveis durante todo o carnaval para prestar informações e orientar sobre o fluxo para embarque e desembarque.

    O objetivo é proporcionar segurança e tranquilidade para as pessoas que atravessam a Baía de São Marcos em direção aos municípios da Baixada Maranhense neste carnaval.

    “O cenário está pronto para que tenhamos um carnaval tranquilo e a expectativa é de um número maior de pessoas em relação ao ano passado. Esta, também, é uma oportunidade para podermos explorar mais o novo Terminal do Cujupe, que já está quase pronto”, afirmou o diretor de Operações da EMAP, José Antônio Magalhães.

    Renovação

    Nos últimos quatro anos, os terminais de ferryboat passaram a ser prioridade da gestão da EMAP. Em respeito a quase 2 milhões de pessoas que atravessam a Baía de São Marcos todos os anos, uma série de melhorias foram empreendidas e a maior delas é a obra de construção do novo Terminal do Cujupe. Com infraestrutura multimodal (para transporte rodoviário e marítimo), está em fase de conclusão.

    No novo terminal, os principais serviços já estão em funcionamento, incluindo unidade do Procon e Viva. Na Ponta da Espera foi construída uma área de vivência, nova unidade da Polícia Militar, uma van auxilia o tráfego de pessoas com mobilidade reduzida e foi instalada uma unidade do Juizado de Menores, que até então não existia.

    Orientações para embarque

    – Informe-se sobre os horários das viagens no site da EMAP (www.emap.ma.gov.br).
    – Compre os bilhetes com antecedência.
    – Ao optar pelos serviços dos ônibus é importante chegar a esses terminais com no mínimo uma hora de antecedência. A dica vale, também, para quem viaja com veículos.
    – Chegar cedo ajuda na organização do embarque e evita atrasos.
    – Atenção para a lotação de ônibus e vans. Só será permitido o acesso de veículos com número de passageiros compatível com a sua capacidade.
    – Dentro do terminal, siga as orientações de fluxo e posicionamento.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!