Logo
  • Alunos da Sementinha homenageiam escritores maranhenses em Desfile Cívico

    O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), deputado Othelino Neto (PCdoB), e a presidente do Grupo de Esposas dos Deputados do Estado do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, acompanharam, nesta sexta-feira (6), o Desfile Cívico em homenagem à Independência do Brasil feito pelos alunos da Creche-Escola Sementinha, mantida pelo Gedema. O deputado Dr. Yglésio (PDT) também prestigiou o momento.

    Com o tema “Minha terra semeia escritores”, a escola fez uma homenagem a vários escritores e jornalistas maranhenses, entre eles, a Othelino Filho, pai do presidente da Casa, que morreu em 2017, aos 67 anos. Yolete Alves, viúva do jornalista, estava presente no desfile, ao lado do presidente da Assembleia e do diretor-geral da Casa, Valney Pereira.

    Othelino Neto agradeceu a homenagem póstuma ao pai. “Recebi com muita alegria essa homenagem. É sempre bom ver a memória do meu pai sendo lembrada e, justamente, na área do que ele mais gostava de fazer, que era escrever. Ele dedicou sua vida ao jornalismo. Vi com grande emoção essa homenagem a ele e a outros jornalistas e escritores”, afirmou. Ele cumprimentou as crianças pela homenagem.

    A presidente do Gedema também destacou a homenagem aos escritores, aos jornalistas maranhenses e ao dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, ocorrida em 1822. “É uma forma das crianças aprenderam e darem importância aos nomes da cultura maranhense e à data da Independência do Brasil. Outros eventos da Creche, como o Dia das Crianças e o Natal, ainda estão no nosso calendário até o final do ano”, contou.

    Abertura e participação

    Na abertura do desfile, a turma do 4º Ano exibia uma faixa grande anunciando: “Minha Terra Semeia Escritores”. Em seguida, uma faixa trazida por um pelotão do 1º ano exibia a homenagem a Othelino Filho, com o estudante Marco Antônio vestido caracterizado e com uma foto dele, que nasceu em Sobral, mas se radicalizou em São Luís muito cedo.

    A diretora da Creche-Escola Sementinha, Ilza Lima, disse que o pai do presidente da Casa tinha o jornalismo como vocação e seguiu os passos do pai, Othelino Nova Alves.  Ele trabalhou no Jornal Pequeno, Rádio Timbira e TV Difusora, entre outras funções exercidas.

    Outras crianças portavam fotos e puxaram os demais pelotões, caracterizadas como José Louzeiro, Gonçalves Dias, Bandeira Tribuzi, Maria Firmina dos Reis, Wilson Marques, entre outros.

    Desde cedo, os preparativos e uma grande tenda foi instalada na frente da escola. O diretor de Música da Creche-Escola Sementinha, George Campos, instruía a criançada e as dezenas de pais e familiares, que acompanharam com entusiasmo e seguidos aplausos aos filhos e ao sucesso do desfile.

    Vários outros diretores participaram do evento, como Salatiel Sodré (diretor administrativo da Sementinha); Andréa Evangelista (coordenadora de Ensino Fundamental); e Bruna Borba (coordenadora de Educação Infantil).

    A Sementinha atende a 260 crianças, com aulas no turno matutino no Ensino Infantil e Ensino Fundamental. No final do desfile, foi tocado o Hino Nacional, executado pela Banda da Polícia Militar, e o hino da Creche-Escola Sementinha.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!