Logo
  • Assembleia Legislativa realizará nova edição do Parlamento Estudantil

    A Assembleia Legislativa do Maranhão realizará no próximo dia 29, a partir das 8h, uma nova edição do Parlamento Estudantil. O programa, executado pela Alema em convênio com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem como objetivo estimular entre os estudantes maranhenses a reflexão sobre política local e nacional, promover o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.

    O número de inscrições deste ano superou a edição anterior. Foram 22 alunos selecionados de escolas públicas e privadas de todo o Maranhão dentre 116 inscritos no programa, um aumento de 35% em relação a 2018. Antes da lista definitiva, 42 passaram pelo crivo da Seduc, conforme a execução técnica e conteúdo dos projetos.

    “O programa visa à integração de estudantes do Maranhão com a atividade parlamentar, preparando-os para o pleno exercício da cidadania, elaborando projetos de lei e debatendo, no Parlamento Estadual, temas de grande relevância para o Estado”, explicou Aristides Lobão, consultor geral da Alema.

    Entre os escolhidos, estão os deputados estudantes Allan José, Clarice Sampaio e Chrislaine Mendonça, das cidades de Bacabal, Grajaú e Matinha, respectivamente.

    Allan é autor do projeto de lei que propõe a instalação de microcentros de amparo em vias de grande circulação do Estado, visando atendimento mais rápido às vítimas de acidentes automobilísticos. Clarice Sampaio propôs a criação de uma Rede de Combate à Depressão no ambiente escolar. Já a proposição da deputada estudante Chrislaine Mendonça é voltada à criação de bibliotecas itinerantes em municípios maranhenses.

    Programação

    A chegada dos parlamentares estudantes está prevista para 8h. Primeiro, eles visitam as instalações da Assembleia e, em seguida, assistem à palestra sobre Processo Legislativo, que será ministrada pelo consultor legislativo constitucional da Casa, Anderson Rocha, prevista para terminar às 12h.

    A partir das 14h30, os deputados estudantes participam da sessão do Parlamento Estudantil, no Plenário Nagib Haickel, onde, além de aprenderem sobre o funcionamento do Legislativo Estadual,  apresentarão e discutirão seus projetos de lei. A qualificação de deputado estudante será mantida por um ano.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!