Logo
  • Bequimão – Campanha de vacinação contra influenza começa nesta segunda-feira (23)

    A Prefeitura de Bequimão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai iniciar nesta segunda-feira (23) a Campanha de Vacinação contra o H1N1 e mais dois vírus causadores da gripe, no município. Nesta primeira etapa, serão imunizados três grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde.

    A vacina é trivalente e protege a população dos três vírus que mais circularam pelo país em 2019: influenza (H1N1), influenza B e influenza A (H3N2). A mobilização, que aconteceria somente em abril, foi antecipada, como estratégia para frear o registro de casos de H1N1 no Maranhão. Segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na última quinta-feira (19), o Estado já havia registrado 22 casos e uma morte pela doença este ano.

    “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, até o momento, o Maranhão contabilizou 22 casos confirmados de H1N1, por meio de exames laboratoriais. O estado notificou 10 óbitos, sendo um confirmado e dois descartados após análise das amostras feitas pelo Instituto Evandro Chagas, órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS); outros sete seguem em investigação”, diz trecho do comunicado.

    É importante ressaltar que a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas pode ser uma forte aliada de profissionais da saúde na exclusão dos diagnósticos para Covid-19, já que as duas possuem sintomas semelhantes. Ao passo que reduz a previsível busca por serviços de saúde, a vacina também evita aglomerações e reduz significativamente o risco de contágio pelo Covid-19 no ambiente hospitalar.

    Em Bequimão, a imunização vai seguir um cronograma pré-estabelecido pela Semus, que apostou na descentralização da campanha, com pontos na sede e também na zona rural do município. Além disso, está programada a vacinação domiciliar de idosos, a exemplo dos outros anos.blank

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!