Bequimão realiza a III Semana do Bebê Quilombola

Prefeito Zé Martins falando da importância da III Semana do Bebê Quilombola em Bequimão
Prefeito Zé Martins falando da importância da III Semana do Bebê Quilombola em Bequimão

A 3ª Semana do Bebê Quilombola, é uma ação desenvolvida pela Prefeitura de Bequimão desde 2013, em parceria com o governo do Estado, Unicef e Fundação Josué Montello, e que realizou este ano, uma série de palestras, atividades, rodas de conversas e oficinas envolvendo todas as famílias quilombolas das comunidades negras do município, além das ações multissetoriais desenvolvidas no decorrer do ano pela Secretária de Cultura & Igualdade Racial de Bequimão.

A Semana do Bebê Quilombola em Bequimão foi criada pelo prefeito Zé Martins (PMDB), através da Lei Nº 09/2013, que tem como estratégia a mobilização social com vistas a contribuir com a proteção, cuidados e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, a chamada primeira infância nas comunidades Quilombolas.

O município de Bequimão, localizado na região do litoral ocidental maranhense, tem grande percentual de população negra e conta com 19 comunidades rurais Quilombolas, sendo somente 11 quilombos certificados pela Fundação Cultural Palmares. Oito comunidades Quilombolas do município, ainda lutam para conquistar o Selo.fam

As famílias quilombolas dessas comunidades enfrentavam o racismo e viviam em condições desfavoráveis como menor expectativa de vida, maior taxa de mortalidade e maior risco de adoecer e morrer por doenças evitáveis, onde as crianças quilombolas viviam expostas aos ambientes de pobreza, desnutrição, renda familiar baixa, negligência, abusos, discriminação e difícil acesso as políticas públicas, como educação e saúde, o que ocasionou um baixo rendimento escolar e limitação das habilidades sociais e cognitivas.

UMA NOVA ERA NOS QUILOMBOS

Secretário de Estado, Gerson Pinheiro, acompanhado do prefeito Zé Martins em Suassuí
Secretário de Estado, Gerson Pinheiro, acompanhado do prefeito Zé Martins em Suassuí

Durante a gestão do prefeito Zé Martins, os Quilombos foram vistos com mais respeito. Hoje todas as comunidades quilombolas têm estradas, transporte escolar e políticas públicas de qualidade. Após a abertura da terceira semana do bebê quilombola, o prefeito Zé Martins, fez questão de mostrar os avanços nas comunidades quilombolas durante sua gestão ao Secretário de Estado da Igualdade Racial. Durante a expedição as comunidades, o secretário Gerson Pinheiro, viu toda evolução e se empolgou, até pediu para conversar com os moradores da comunidade Suassuí, onde nunca havia tido estrada e agora a via de acesso ao povoada é a grande novidade dos moradores. Até a barragem em área de apicum com destino ao porto da comunidade foi feita pelo prefeito. O secretário estadual ficou muito feliz em ver os avanços e o cuidado do prefeito com o povo dos quilombos.

Durante a abertura do evento, Gisele Padilha, coordenadora de projetos sociais da Fundação Josué Montello, falou da importante parceria dos diversos atores sociais para tornar prioridade o desenvolvimento da primeira infância. “É responsabilidade de gestores, líderes comunitários, famílias e dos governos trabalhar e cuidar do desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos para que a gente possa ter um adulto saudável e integrado no mundo social e do trabalho. Aqui em Bequimão estamos vendo os resultados positivos, isso nos emociona, mas ao mesmo tempo nos impulsiona para lutar pelos quilombolas” – destacou.

Prefeito Zé Martins Cumprimenta o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro
Prefeito Zé Martins Cumprimenta o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro

O prefeito Zé Martins explicou que as ações multissetoriais desenvolvidas no decorrer dos últimos três anos atendem a indicadores propostos pelo Unicef. “Estamos conseguido cuidar melhor das crianças quilombolas de Bequimão graças ao trabalho dos profissionais da saúde, educação, esporte, desenvolvimento social e igualdade racial, além das famílias quilombolas. Nosso papel é cuidar bem de nosso povo e como gestor público procuro fazer o máximo de mim em prol do meu município”- disse.


O município de Bequimão conseguiu melhorar alguns indicadores de impacto social: reduziu a mortalidade de crianças e adolescentes por causas externas, todas as crianças de até um ano de idade possuem registro civil, além disso, o prefeito reduziu o número de óbitos materno. “Estamos vencendo um desafio de dimensão grandiosa que é cuidar de um grupo historicamente menos privilegiado que são as crianças quilombolas, e agradeço o apoio do Unicef, da Fundação Josué Montelo e um agradecimento especial à nova equipe de  governo, que muito contribui com Bequimão. Mas não posso deixar de ressaltar o grande empenho da antiga gestão no governo Roseana Sarney, que muito contribuiu para o nosso município”, disse o prefeito.

A Secretaria estadual de Igualdade Racial participou da Semana do Bebê Quilombola com as assessorias dos técnicos Iracema Amorim, Mari Martins, Domingas Gomes e Eduardo Filho, que acompanharam todas as atividades, desenvolvendo palestras e oficinas junto as comunidades em questões de saúde, educação, cidadania e inclusão produtiva e social.

O secretário de igualdade Racial, Gerson Pinheiro, disse que “o governador Flávio Dino está preocupado com os índices sociais do Maranhão e desenvolveu uma força-tarefa para melhorar esses indicadores. A ação do governo está presente, particularmente aqui em Bequimão, no apoio da Semana do Bebê Quilombola. Estamos aqui em Bequimão contribuindo com a população quilombola na superação da discriminação e da exclusão social e econômica. Esta nova realidade em Bequimão implica diretamente no desenvolvimento do Estado. Fiquei muito contente em ver os avanços nas comunidades quilombolas de Bequimão” – destacou.

MARCHA DOS QUILOMBOLAS NAS RUAS DA CIDADE

Secretária Dinha Pinheiro fala dos avanços alcançados por Bequimão após a I Semana do Bebê
Secretária Dinha Pinheiro fala dos avanços alcançados por Bequimão após a I Semana do Bebê

Na segunda feira (30) aconteceu o encerramento da terceira semana do bebê quilombola em Bequimão, com uma grande marcha pelas ruas da cidade, com todas as comunidades quilombolas e com a presença do mais novo prefeito nascido na Semana, Hugo Leví, da comunidade Santa Rita. A cerimônia teve a presença do prefeito Zé Martins com o compromisso em cuidar das crianças na primeira infância, dando saúde, educação, assistência, esporte e cultura.

A secretária municipal de Cultura e Igualdade Racial, Dinha Pinheiro, que acompanhou todas as atividades em todas as comunidades, explicou sua satisfação em poder colaborar o desenvolvimento do município, principalmente se tratando de Quilombos. “Em 2013 iniciamos a semana do bebê Quilombola com algumas situações de risco, onde montamos um gráfico juntamente com o Unicef e IBGE, para que a gente melhorasse esses índices do eixo social. E graças a Deus, de 2013 até 2015 conseguimos melhorar esses números, onde quatro indicadores aparecem bem melhor no gráfico e nossa meta é melhorar ainda mais até 2016. As metas alcanças foram a diminuição da mortalidade infantil, crianças sem registro, morte sem causa e nascimento sem pré-natal. Agora a principal meta é vacinar todos as crianças de Quilombos”, destacou a secretária, que foi categórica em afirmar os avanços em sua pasta.

A cada edição da Semana do Bebê Quilombola é escolhida uma criança nascida durante o avento para ser o Prefeito (a) da Cidade, para um “mandato” de um ano, ou seja, até a próxima Semana do Bebê Quilombola. O prefeito (a) mirim ganha um enxoval completo e atendimento prioritário nos serviços públicos do município, além da chave da cidade. A atual prefeita é Lara Rafisa, moradora da comunidade Ramal de Quindiua, que passou o cargo pra Hugo Levi, o bebê nascido nesta semana e morador da comunidade Santa Rita.

AUTORIDADES PRESENTES NO EVENTO

Estiveram presentes na III Semana do Bebê Quilombola, o Secretário de Estado, Gerson Pinheiro, representando o Governador, Gisele Padilha, representando a Fundação Josué Montello, a Enfermeira coordenadora da Cruz Vermelha Brasileira, Ingrid Fonseca que acompanhou todas as atividades, com consultas e métodos inovadores nas comunidades Quilombolas. Além disso, participaram os secretários municipais Zé Orlando (Administração e Transporte), Cassiano Ferreira (Segurança), Nhô da Colônia (Pesca), Ademar Costa (Indústria e Comércio), Kell Pereira (Esporte e Lazer), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Sinara Almeida (Extrema Pobreza), João Ribeiro (Finanças), Creuber Pereira (Agricultura), Aristides França (Educação). Outras autoridades também estiveram presentes, como o vice-prefeito Pedro Acará, Sandra Portela (Assistente Social), Francisco Coelho, da Associação do Movimento Quilombola, e demais personalidades do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *