Logo
  • Cajapió – Julho amarelo alerta a população para prevenção de hepatites virais

    Em alusão ao Dia Mundial Contra as Hepatites Virais, celebrado no próximo dia 28, a Secretaria de Saúde da cidade de Cajapió intensifica, durante todo o mês, as ações de conscientização sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das hepatites virais.

    A programação do “Julho Amarelo” prossegue até o final deste mês, com aumento da oferta de testes rápidos nas unidades de saúde, distribuição de materiais educativos, orientações sobre cuidados, detecção e tratamento das hepatites, além de capacitações para os profissionais da rede.

    A prefeitura Municipal de Cajapió, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na tarde desta quarta-feira (23) o dia D da Campanha Julho Amarelo. No evento, foi oferecido testes rápidos e orientações sobre prevenção destas doenças e distribuição de kits.

    No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites são doenças silenciosas, que inicialmente não apresentam sintomas, mas, depois de um tempo, os pacientes podem sentir cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. As hepatites A e B podem ser prevenidas com vacina. O vírus C é responsável pelas complicações mais graves devido ao caráter crônico da doença.

    A transmissão das hepatites ocorre por via sanguínea, através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamentos de seringas e objetos cortantes, assim como algumas também podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gravidez, o parto e a amamentação.

     

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!