Logo
  • Caminhada encerra a Campanha “Novembro Azul” em Pinheiro.

    A caminhada exibiu cartazes de sensibilização e entregou folhetos à população com informações sobre o câncer de próstata e orientando sobre a doença.

    A caminhada exibiu cartazes de sensibilização e entregou folhetos à população com informações sobre o câncer de próstata e orientando sobre a doença.

    A Secretaria de Saúde de Pinheiro encerrou a Campanha “Novembro Azul”, na manhã desta sexta-feira (27), com uma caminhada pelas principais ruas e avenidas do centro do município. A concentração aconteceu no Parque do Babaçu, e seguiu até o Centro Cultural José Sarney onde encerrou com uma palestra ministrada pelo Médico Urologista, Eduardo de Castro Ferreira, que também é professor da UFMA.

    A caminhada saiu por volta das 8:00h e seguiu exibindo cartazes de sensibilização, entregando folhetos à população com informações sobre o câncer de próstata e orientando, com o recurso do carro de som, sobre a doença. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e representa cerca de 10% do total de cânceres. 

    De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

    De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens

    A caminhada é mais uma ação da campanha que propõe alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento do câncer e de outras doenças, além de reforçar o quanto a prática de atividade física, aliada a uma alimentação saudável, é fundamental para a saúde do homem.

    Entre as doenças oncológicas que acometem exclusivamente o público masculino, o câncer de próstata é o dos maiores incidência e as chances de cura chegam a 90% quando diagnosticado em estágio inicial.

    O Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC) alerta que homens com mais de 45 anos precisam realizar exames de prevenção pelo menos uma vez no ano; já quem possui casos da doença na família deve procurar o médico urologista após os 40 anos de idade.

    Dezenas e carros e motos também participaram do trajeto.

    Dezenas e carros e motos também participaram da mobilização.

    “Queremos alertar a população masculina a se cuidar mais. Fazer exames periódicos e ficar sempre atento é essencial”, frisou o secretario de Saúde do município Fábio Nascimento. O secretário afirmou ainda, que mais de 4 mil homens  se submeterem ao exame na cidade de Pinheiro, desde o início da campanha.

    A caminha marcou o encerramento da campanha, mas o trabalho da secretaria de Saúde, em prevenção ao câncer de próstata, terá continuidade, e na segunda feira (30), a região do Gama na zona rural de Pinheiro, receberá os profissionais de saúde.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!