Logo
  • Cidade de Porto Rico recebe Patrulha Conguarás nesta segunda (07)

    Nesta segunda-feira (07)  a cidade de Porto Rico do Maranhão, receberá a “Patrulha Conguarás”. A prefeitura Municipal representada pela prefeita Tatyana Mendes, convida toda a população portoriquense, para participar do ato que acontecerá as 9:00h da manhã na Praça da Bíblia.

    As 8:00H da manhã, acontece a concentração no Rabeca. A carreata passará pelas principais ruas da cidade e terá como ponto de chagada a Praça da Bilblia onde acontecerá o ato de recebimento da Patrulha Guarás.

    O Consorcio da Floresta dos Guarás – CONGUARAS, é formado pelos Municípios de Bacuri, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Serrano do Maranhão, Apicum Açu, Cedral, e Bequimão, todos do Estado do Maranhão. Que correspondem a soma da extensão do território de seus Municípios que é de 5.069 km2 (cinco mil, sessenta e nove quilômetros quadrados). O CONGUARAS é representado por meio Conselho dos Municípios, instancia máxima do Consorcio, e órgão colegiado composto pelos Chefes do Poder Executivo de cada município.

    O Consorcio da Floresta dos Guaras – CONGUARAS tem as seguintes finalidades:

    • Representar o conjunto dos Municípios que o integram em assuntos de interesse comum, perante quaisquer entidades e especialmente perante os órgãos dos governos estadual e federal, bem como perante suas fundações, empresas públicas, autarquias e agencias reguladora e de desenvolvimento;
    • Planejar e executar ações, programas e projetos destinados a promover e acelerar o desenvolvimento socioeconômico e cultural do território de atuação; Promover a capacitação técnica do pessoal encarregado da prestação dos serviços nos Municípios consorciados; promover e executar ações, programas e projetos de políticas públicas nas seguintes áreas:
      • Social:saúde, educação, assistência social, segurança alimentar, cultura, esporte, lazer, comunicação, mulher, juventude, igualdade racial, idoso, pessoa com deficiência;
      • Ambiental:meio ambiente e recursos hídricos;
      • Econômica:economia social, produção, abastecimento, pesca, agricultura, pecuária, turismo, empreendedorismo;
      • Infraestrutura:transporte, transito, acessibilidade, saneamento básico, mobilidade urbana, rodovia, ferrovia, hidrovia, habitação, segurança pública;
    • Política Institucional: diplomacia, gestão, legislativa.
    • Promover, em todos os níveis, a participação da sociedade civil organizada no planejamento e execução das ações, programas e projetos que lhe forem outorgados.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!