Logo
  • Com apoio da prefeitura Municipal, Carreta da Mulher realiza mais de 1.700 atendimentos no município de Presidente Sarney.

    Como parte das políticas públicas voltadas para as mulheres, o Governo do Maranhão, através da Secretaria da Mulher está percorre municípios do estado em mais uma etapa da itinerância da ‘Carreta da Mulher Maranhense’.

    A Carreta é um conjunto de ações integradas e intersetoriais que disponibiliza serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exames que previnem o câncer do colo de útero. Recebem destaque os estandes da Ouvidoria da Mulher e a Biblioteca Maria da Penha, ambos da Secretaria da Mulher, que trabalham a aplicabilidade da Lei Maria da Penha e orientações sobre a rede atendimento para mulheres em situação de violência doméstica.

    Na área de saúde, os serviços são dos mais diversos: papanicolau, teste de hanseníase, glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatites, vacinas contra HPV, orientações sobre a saúde reprodutiva e sexual e outros serviços oferecidos de acordo com a disponibilidade e parceria do município.

    A equipe da SEMU esteve no município de Presidente Sarney nos dias, 03,04 e 05 na Praça do Rei no centro da cidade onde realizou com apoio da prefeitura municipal através da prefeita Valéria Castro, 1.708 atendimentos. Um dos melhores resultados entre os municípios já percorridos pela equipe do SEMU em todo o estado.

    O sucesso no atendimento se deu pelo empenho da prefeita municipal que estendeu o convite a todas as mulheres do município durante a semana anterior a chegada da carreta e a toda equipe da secretaria de saúde do município que se empenhou o máximo para que as mulheres do município buscassem o atendimento.

    Para a prefeita, Valéria Castro, disponibilizar serviços de saúde que deem atenção às mulheres ajuda a reverter os casos de câncer. “É comprovado pelas pesquisas que todo câncer, quando descoberto em fase inicial, é curável. Foi pensando nisso, que solicitamos a carreta ao Governo do Estado na intenção de desenvolvemos políticas públicas transversais em parceria, para a realização de ações preventivas, somadas as demais ações da Carreta da Mulher para ampliar a cobertura desses atendimentos as mulheres de Presidente Sarney”.

    Nos dias 03, 04 e 05 foram realizados no município Presidente Sarney, 151 mamografias, 423 preventivos, 337 aferição de PA, 337 testes de glicemia e 460 testes rápidos realizados (HIV, hepatite B e C, sífilis).

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!