Logo
  • Comitiva da UFMA realiza visitas técnicas ao curso de Medicina de Pinheiro e a hospitais da região

    Na segunda-feira, 14, uma comitiva da Universidade Federal do Maranhão, liderada pela reitora Nair Portela, realizou uma visita técnica ao Câmpus de Pinheiro para ouvir as demandas de alunos, professores e técnicos do curso de Medicina e verificar a estrutura do prédio da graduação médica. Na ocasião, a comitiva também visitou hospitais estaduais e municipais e acertou importantes parcerias para continuidade da formação dos estudantes de Medicina.

    A comitiva, constituída também pela pró-reitora de Ensino (Proen), Dourivan Câmara; o pró-reitor de Assistência Estudantil (Proaes), João de Deus Mendes; o prefeito de Câmpus (Precam), David Porto; a diretora da Divisão Geral de Estágio (Digest), Arlene Caldas; e a diretora do Departamento de Material Patrimônio e Serviço da Pró-Reitoria de Gestão e Finanças (DMPS/PROGF), Marceli Muniz, verificou aspectos estruturais do prédio do curso de Medicina, deu orientações à equipe técnica e conversou com a comunidade acadêmica para alinhar ações na busca pela melhoria crescente da graduação médica no local.

    O coordenador do curso de Medicina, Raimundo Fonseca, ficou confiante com a interação, uma vez que, como detalhou, o curso tem plenas condições de funcionamento com salas de aula e laboratórios de habilidades; cirurgia experimental e técnica cirúrgica; histologia; microbiologia; parisotologia; imunologia, entre outros, além das parcerias com os governos estadual e municipal. “Observamos que o prédio tem totais condições de funcionamento. Temos estrutura, equipe técnica, materiais e professores, além do apoio do Estado e da Prefeitura do município”, destacou.

    Em seguida, a comitiva foi recebida por quatro diretoras de hospitais em Pinheiro, que declararam total disponibilidade dos hospitais em contar com os serviços dos discentes do curso de Medicina em preceptorias. No Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, os estudantes já contam com aulas e orientações dos médicos. Para a diretora do Hospital de Alta Complexidade, Denise Boaes, os jovens ganharão boa experiência no local: “O Hospital está de portas abertas e temos amplo campo de prática com nossas 12 especialidades médicas, 122 leitos e quatro centros cirúrgicos”.

    A reitora Nair Portela demostrou muita satisfação com a voluntariedade das equipes do Hospital Regional, do Centro de Especialidades Médicas de Pinheiro (Cemp), Hospital Antenor Abreu e Hospital Materno Infantil. “Temos muita satisfação de fazer essas parcerias por melhorar a qualificação dos alunos. Viemos aqui para ouvir os estudantes, professores e técnicos, e tínhamos o desafio do campo de práticas, mas o apoio de todas as instâncias proporcionará o crescimento da área da saúde na região”, destacou.

    Na análise do estudante do curso e diretor do Centro Acadêmico de Medicina, Hatus Almeida, o encontro foi positivo. “Demonstra que a UFMA está de olhos voltados para a melhoria do curso e para atender as nossas demandas”, afirmou.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!