Logo
  • Dr. Joel Júnior assume Coordenação da Residência Médica do Hospital Universitário Dutra

    O médico pinheirense, Dr. Joel Júnior, assume no próximo dia (03) a Coordenação da Residência Médica do Hospital Universitário, em São Luis. O jovem médico foi presidente da AMMER (Associação Maranhense dos Médicos Residentes), membro da diretoria da ANMR (Associação Nacional dos Médicos Residentes), é atualmente delegado regional do CRM na Baixada Maranhense e membro da Comissão do Médico Jovem do CRM-MA e agora assume mais um desafio.

    “Caros amigos, boa noite! Com muita alegria e também com o peso da responsabilidade, venho informar a vocês que a Superintendência do Hospital Universitário acatou minhas observações e a partir de 01/03/19 assumirei a Coordenação da Residência Médica do HUPD. Espero contribuir com a formação dos futuros especialistas do Maranhão e, com isso, ajudar a melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes! Que Deus nos proteja! Atenciosamente”. Dr. Joel Júnior.

    Residência Médica

    A Residência Médica teve início em 1980, com os programas de Residência Médica funcionando nos Hospitais Presidente Dutra e Materno Infantil, então administrados pelo extinto INAMPS. Os programas credenciados na época foram: Clínica Médica, Medicina Geral e Comunitária (descredenciado em 1993), Cirurgia Geral, Ginecologia/Obstetrícia e Pediatria.

    O Hospital Universitário da UFMA foi fundado em 1991, com a doação, pelo Governo Federal, dos hospitais Presidente Dutra e Materno Infantil para a Universidade Federal do Maranhão, passando a constituir um único Hospital – Hospital Universitário da UFMA, com duas unidades: Presidente Dutra e Materno Infantil. O HUUFMA manteve e ampliou os Programas de Residência Médica, tendo em vista o compromisso com a formação de profissionais qualificados para atender a grande demanda de assistência da população do estado.

    A Residência Médica, de acordo com a Lei 6.932 de 07/07/1981, constitui modalidade de ensino de pós-graduação, destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral e sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. No HUUFMA estão implantados atualmente 18 programas de Residência Médica, além de 01 programa de Residência em Enfermagem e 10 programas de Residência Multiprofissional.

    Relevância da residência médica para a instituição e para os seus projetos relacionados ao SUS

    A Residência Médica não se limita apenas ao fato de que forma especialidades e profissionais de saúde qualificados nas diversas áreas da saúde. Para o Hospital Universitário, a Residência Médica alavanca a qualidade da assistência, posto que proporciona ao que aprende, mas também ao que ensina, a real possibilidade de se atualizar na prática diária, no exercício da profissão, bem como desenvolve habilidades técnicas e relacionais.

    No atual contexto, a importância da residência médica se fortalece na necessidade que tem o sistema de saúde de fixar o médico em sua área de formação, oferecendo boa qualificação em programas que tenham visão global da saúde e forte inserção na rede básica de assistência. Dessa forma, abre-se um leque de maiores possibilidades de inserção do profissional na área de atuação de formação.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!