Logo
  • Dr. Joel Júnior parabeniza Pinheiro pelos 162 anos

    Geograficamente pinheiro localiza-se na microrregião da baixada ocidental maranhense, tendo a sede localizada a 45°04′ 58,80” de longitude e 2°31′ 15,60” de latitude ocupando uma área territorial de 1.512,965 km² e com Presidente Sarney, Pedro do Rosário, Santa Helena, São Bento e Bequimão alguns dos municípios com qual faz limite.

    A história de Pinheiro começa quando o senhor Inácio José pinheiro saiu de Alcântara a procura de pasto para o gado devido ao aumento do mesmo. Conta-se ainda que essa saída deu-se também para evitar brigas com uma vizinha. Em 30 de março de 1819 ele chegou à ponta da enseada nos campos do Pericumã.

    Devido ao crescimento em 1826 foi construída uma capela oratória e em 26 de maio de 1855 foi elevada a categoria de Freguesia.

    Em 3 de setembro de 1856 pela lei provincial n° 439 foi elevada a categoria de vila, isso se deu graças às exportações que faziam para São Luís das amêndoas do babaçu, a partir de então essa é a data considerada do aniversário da cidade, no entanto só em 30 de setembro de 1920 pela lei provincial n° 911 e com uma população de 19.820 habitantes, foi elevada a categoria de cidade.

    O nome da cidade é em homenagem ao seu fundador, o senhor Inácio José Pinheiro, mas antes teve outras denominações como Lugar de Pinheiro, Vila Nova de Pinheiro e Vila de Santo Inácio de Pinheiro.

    Em meados do século XX Com seu crescimento constante e beleza dos campos alagados recebeu o título de Princesa da Baixada e o ano de seu centenário recebeu um obelisco de 8 m de altura, localizado na Av. Presidente Dutra, no bairro Antigo Matadouro.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!