Em nota, Coordenação do SAMU de Pinheiro confirma falta de ambulâncias e que paciente foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, como disse o blog

Em nota enviada à Nova TV Difusora de Pinheiro na tarde desta terça-feira (28) a Coordenadora do SAMU de Pinheiro, Iasmym A. Ribeiro Cordeiro, filha do vice-prefeito e Secretário de Infraestrutura, Stélio Cordeiro, confirmou as informações publicadas no blog do Vandoval Rodrigues no último domingo (reveja aqui).

A nota emitida, traçou todo o trajeto da ambulância conhecida como USA ( UNIDADE DE SUPORTE AVANÇADA), também conhecida popularmente como UTI MÓVEL. O relato em momento algum falou de outras ambulâncias, só confirma informação do blog que o SAMU de Pinheiro hoje atende apenas com uma ambulância. Justamente a que foi destinada para cidade através de emenda parlamentar do deputado, Othelino Neto.

Outra informação do blog confirmada na nota, é que o paciente que agonizou por quase uma hora em cima de uma calçada foi  removido pela equipe do Corpo de Bombeiros de Pinheiro.

Leia abaixo a nota na integra.

Nota de Esclarecimento.

Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas segunda-feira(27), o SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA, SAMU 192, vem esclarecer que:

1) No dia 26/11 recebemos uma solicitação às 12h:27min, de remoção de um recém-nascido (R.N) de nome: João Lucas Freitas Madeira, do Hospital Materno Infantil de Pinheiro para a UTI NEO do Hospital da criança em São Luís. Menor apresentava prematuridade extrema, distúrbios de coagulação, icterícia e grave dificuldade respiratória.

2) Diante da gravidade do caso, a junta médica do SAMU, decidiu liberar a ambulância conhecida como USA ( UNIDADE DE SUPORTE AVANÇADA), também conhecida popularmente como UTI MÓVEL, ambulância mais sofisticada em aparato tecnológico, além de equipamentos para condução de paciente em estado crítico de vida. Esta ambulância é tripulada por Médico e Enfermeiro, com experiência em intervenção avançada em suporte de vida.

3) As 12h:39min, a USA inicia o deslocamento para São Luís a responsabilidade de entregar o R.N na UTI-NEO do Hospital da Criança.

4) As 16h:27min, recebemos a informação via celular, pelo Médico da USA, que o R.N, estava entregue no Hospital da Criança.

5) As 18h:00min, a equipe retorna no ferry.

6) As 20h:53min, a USA chega em Pinheiro, sendo que o acidente já havia ocorrido e estando aberto uma regulação para transporte deste mesmo paciente para o Hospital Macro Dr. Jackson Lago.

7) Paciente transportado na USA, conforme autorização, com fratura da perna esquerda, consciente, sinais vitais estáveis e sem dependência de oxigênio suplementar.

Durante as solicitações a nossa Central, a USA estava em deslocamento para Pinheiro, A Médica reguladora foi até o local com o Vereador Sandro Lima, prestando o primeiro atendimento até a chegada do CORPO DE BOMBEIROS ( INSTITUIÇÃO QUE PRESTA O MESMO SERVIÇO DE RESGATE);

9) Atentamos para os momentos de congestionamento de altas demandas de solicitações de chamadas e indisponibilidade de ambulâncias devido todas estarem em atendimento de emergência( chamamos momentos de pico de ocorrências).

10) Em relação à citação do apresentador, Kelson Vinicius, sobre o transporte de pacientes para São Luís pelo SAMU, a instituição obedece à portaria n° 1.010/GM/MS/2012, que exige o transporte de vítimas em que haja o risco de morte para a mãe e/ou feto, bem como na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte.

Iasmym A. Ribeiro Cordeiro
Coordenadora do SAMU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *