Sebrae

Encerrada primeira etapa do Líder Litoral Ocidental

Programa executado pelo Sebrae organizou a governança regional para elaborar plano estratégico de desenvolvimento sustentável para o território. Cururupu...

Programa executado pelo Sebrae organizou a governança regional para elaborar plano estratégico de desenvolvimento sustentável para o território.

Cururupu – “O que vi aqui, ainda não havia presenciado em nenhuma outra turma do Lider na qual participei. Estou muito impressionado, porque não vemos apenas teoria, mas sim prática. Por isso, saio do Maranhão com as melhores impressões possíveis desse grupo”.  A declaração é do representante do Sebrae Nacional e membro da coordenação do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (Lider), André Ligório, ao descrever suas impressões do oitavo encontro do Lider Litoral Ocidental, que ocorreu na última semana, na cidade turística de Cururupu, marcando o encerramento da primeira etapa da capacitação, após nove meses de atividades.

O resultado do empenho de todos os participantes foi exposto em um grande evento no auditório da Casa das Festas, em Cururupu, com a presença de diversas autoridades como a prefeita-anfitriã, Professora Rosinha e os prefeitos Ismael Monteiro (Central do Maranhão), Anderson Wilker (Alcântara), Osvaldo Gomes (Guimarães), que participaram ativamente do programa, assim como o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

O Lider Litoral Ocidental é executado pelo Sebrae, por meio de sua Unidade de Políticas públicas e Desenvolvimento Territorial, com o apoio irrestrito da regional em Pinheiro, gerenciada por Graça Fernandes.

“As metas e objetivos que propusemos no início deste programa foram superadas em absolutamente todos os aspectos, tendo como um dos maiores trunfos a participação extremamente positiva dos representantes dos 11 municípios aqui do Litoral Ocidental Maranhense. Acreditamos que, a partir deste momento, teremos horizontes diferentes para este território, trazendo para a região o que ela merece: o desenvolvimento sustentável por meio do empreendedorismo que transforma”, enfatizou Martins.

Grupo de trabalho

O grupo que compõe o Lider Litoral Ocidental Maranhense é composto por 38 lideranças regionais, dentre representantes do poder público, da sociedade civil organizada e da classe empresarial dos municípios de Alcântara, Apicum Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico e Serrano do Maranhão.

“Nós só temos a agradecer ao Sebrae Maranhão pela iniciativa de promover o Lider na região do Litoral Ocidental Maranhense. Temos certeza que, em um curto espaço de tempo, já começaremos a perceber as mudanças na região graças ao empenho deste grupo de lideranças”, afirmou a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha.

Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Sustentável do Litoral Ocidental nas áreas do Agronegócio, Turismo, Educação e Infraestrutura elaborado pelas lideranças da região que participaram desta primeira turma do Lider.

Segunda fase do programa

Os participantes do Lider se reunirão novamente no dia 16 de agosto para dar continuidade ao programa. Nesta segunda etapa, serão contemplados seminários e um fórum de discussões entre as lideranças e a população do território com o propósito de serem implementadas e efetivadas as ações do plano estratégico que fortalecerá a identidade territorial para a promoção do desenvolvimento regional sustentável dos municípios. A ideia é tornar a região mais atrativa pela sua diversidade e riquezas naturais de maneira sustentável até 2023.

“Foi um desafio reunir todas essas lideranças e mantê-las motivadas e confiantes ao longo de todos esses meses, mas foi muito gratificante poder ver o resultado de todo esse trabalho! Não temos dúvida de que o Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Sustentável do Litoral Ocidental, construído ao longo desses meses, só trará benefícios para o território”, sinaliza a gerente da regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.

Lençóis-Munim

A próxima turma do Lider que será executada na região Lençóis-Munim, contemplando oito municípios do território que tem como principal vetor de desenvolvimento o turismo. O primeiro encontro com a liderança está previsto para acontecer entre os meses de outubro e novembro.

 

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados