Logo
  • Entenda como funciona o atendimento dos pacientes com suspeita da covid-19 em Pinheiro

    Acho que estou apresentando os sintomas da Covid-19, o que faço?

    Ligue para o disque prevenção no 98 985751613, você será atendido por profissionais prontos para orientá-lo.

    Quando devo procurar o Hospital?

    1. Caso apresente dificuldade para respirar.
    2. Se não apresentar dificuldades ao respirar, o atendente do disque prevenção vai orientar se é necessária sua ida ao hospital.
    3. Caso não tenha condições de se locomover, o paciente deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que está preparado para fazer o transporte.

    Como é feita a triagem?

    A triagem é feita por enfermeiros e médicos que realizam o atendimento aferindo à pressão, temperatura e saturação, que é o nível de oxigênio no sangue.

    A Secretaria de Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar, estruturou fora do ambiente hospitalar, a triagem dos pacientes com suspeita da Covid-19. Esses pacientes são atendidos e se necessário encaminhados para a testagem.

    Quando fazer o teste?

    Entre o sétimo e décimo dia que começou a apresentar os primeiros sintomas.

    Por que preciso esperar?

    Aguardar o prazo para a realização do teste é algo mais do que necessário, tendo em vista que somente após o 7º dia de contágio, é possível ter um resulta concreto da possível contaminação. Esse é o tempo médio que o corpo precisa para produzir suas defesas contra o vírus, é reagindo aos anticorpos produzidos pelo corpo que o teste diagnostica a doença. Se o exame for feito antes desse período, a chance de dar negativo é grande, mesmo a pessoa estando contaminada. O teste fica pronto em questão de horas.

    Testei positivo e agora?

    1. Caso esteja apresentando os sintomas graves da doença, o paciente fica internado no hospital até que o quadro melhore.
    2. Caso não esteja apresentando sintomas graves, o paciente é orientado para ficar em casa e cumprir o isolamento domiciliar, o médico receita as medicações para o tratamento em casa.

    O hospital está preparado para me atender?

    O Hospital Regional Dr. Antenor Abreu foi reorganizado de forma a ter um ambiente exclusivo para pacientes com o Coronavírus, com maior segurança a equipe de saúde e aos demais pacientes que precisam de assistência médica.

    A maior preocupação é com um dos sintomas mais graves da doença: a insuficiência respiratória, para isso a Prefeitura adquiriu respiradores. São 21 leitos, exclusivos para o atendimento de pacientes com a Covid-19. Agora essa unidade terá uma ala vermelha com 6 leitos equipados com respiradores.

    Terminei o tratamento posso ficar tranquilo?

    Após o término do tratamento, no vigésimo dia após apresentar os primeiros sintomas o paciente é submetido novamente ao teste para garantir que não está mais contaminado. Não há consenso sobre pacientes reinfectados pelo vírus.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!