Logo
  • Escritor pinheirense lança livros na APLAC

    O escritor e professor da rede estadual de ensino, o pinheirense José Carlos Gonçalves Filho lançou, na noite desta sexta-feira (20), na Academia Pinheirense de Letras e Ciências – APLAC dois dos títulos de sua produção literária.

    Trata-se dos livros “Gera” e “Canto Calado”, descritos pelo autor como uma celebração à sua origem – a Baixada – e um convite aos leitores para um passeio por memórias que em boa hora ele compartilha com os pinheirenses.

    Professor da rede estadual, Zé Carlos é pinheirense, um dos cinco filhos de José Carlos Gonçalves (Zé Carrinho) e D. Maria José. Formado em Letras Modernas pela UFMA, estudou no Colégio Pinheirense nos anos 80.

    O autor hoje vive em São Luís, onde atua profissionalmente como professor de Língua Portuguesa, produção textual, literatura brasileira e portuguesa. Além de escritor, Zé Carlos atua também como revisor e letrista, numa trajetória praticamente desconhecida em Pinheiro.

    Saudosismo, crítica social combinados com elementos de lirismo e melancolia, traduzem a infância, traços familiares, afetos e memória do autor a serem descobertas pelos leitores. Esse conjunto, compõe a poesia de ‘Canto Calado”, que inova na linguagem e na forma de como as palavras se relacionam para transmitir uma ideia, para construir o espaço por onde trafegam estilo e jeito de ser de Zé Carlos.

    Já o volume ‘Gera: entre as fontes das emoções e as trilhas que me levam a mim’, constitui-se de uma prosa-poética com narrativa marcada pelo mergulho na infância, narrado em linguagem universal que permite transcender ao mundo próprio do autor, possibilitando a construção de proximidades entre este e seus leitores.  Vejam abaixo como foi a noite de lançamento.

     

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!