O gestor de Saúde da Regional de Pinheiro, Janderson Gusmão, participou da solenidade de entrega de motocicletas para 30 cidades, Ultra Baixo Volume (UBV) costal – utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus – para 18 Unidades Regionais de Saúde e pulverizador de 15,2l e termonebulizador – equipamentos empregados no combate da malária e leishmaniose – para 43 municípios maranhenses.
A solenidade foi realizada no Palácio dos Leões na manhã desta quinta-feira (10), o gestor de Saúde da Regional de Pinheiro acompanhou os 17 prefeitos da Regional que foram contemplados com a ação do governo. No ato governador Flávio Dino enfatizou a importância de apoio aos municípios maranhenses na área da saúde pública. Os equipamentos serão utilizados em 18 unidades regionais de saúde, atendendo 43 municípios
A Regional de saúde de Pinheiro recebeu 8 motos e 18 pulverizadores para o combate a malária, Dengue e leishmaniose. Os municípios contemplados na Regional de Pinheiro na Baixada foram: Apicum, Bacuri, Bequimao, Cedral, Central MA, Cururupu, Mirinzal, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico e Serrano Ma, Santa Helena, Turilândia, Guimarães, Pedro Rosário, Turiaçu e Presidente Sarney.
De acordo com Flávio Dino, o Governo do Estado está abrangendo várias ações sobre a saúde pública, como os hospitais regionais, “inclusive realizando mutirões de muita importância, além do atendimento diário”, entrega de ambulâncias e iniciativas também com dimensão preventiva. “Hoje, no caso, estamos entregando veículos e equipamentos que estão sendo disponibilizados àqueles municípios em que há maior ocorrência de indicadores de malária”, explicou.
Para o superintende da Regional de Saúde de Pinheiro, os equipamentos entregues pelo governo aos municípios da Regional, auxiliará no combate de endemias. “Com isso, o Estado dará um grande reforço na luta contra o utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus . Agora, é preciso que a população faça sua parte, vistoriando rotineiramente seus quintais, eliminando criadores do mosquito” garantiu Janderson.