Governo beneficia população de Palmeirândia com serviços na área de saúde

Durante a Caravana Governo de Todos, uma série de serviços promovidos pelo poder público estadual beneficiou a população do município de Palmeirândia. Pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram realizadas atividades na área da Atenção Básica, com prevenção e combate a doenças. Em parceria  com a Secretaria de Estado da Mulher (Semu), foram oferecidos ainda exames preventivos e mamografias.

A Caravana é uma proposta da Secretaria de Estado da Comunicação e Articulação Política (Secap). “A caravana é mais uma ação exitosa do poder público estadual, que traz a presença do governo ao município e, com ela, a garantia de direitos, serviços, atendimentos e o planejamento de novas ações. Aproveitamos esse momento para prestar contas e dialogar com os municípios”, avaliou o secretário Márcio Jerry, titular da Secap.

Pela Secretaria de Estado da Saúde, mais de 900 atendimentos foram realizados. A população contou com serviços de aferição de pressão e glicemia, orientação e avaliação nutricional, vacinação e atividades de prevenção à hanseníase, com realização de testes para detecção da doença. Com o projeto Visa itinerante, a Vigilância Sanitária realizou mais de 280 abordagens educativas, orientando a população sobre alimentação saudável, cuidados com automedicação e produtos vencidos, além de prevenção contra tabagismo. Foram realizados, ainda, pela Secretaria de Estado da Mulher 80 preventivos e 53 mamografias.

Profissionais da saúde que trabalharam na ação aprovaram a iniciativa da Caravana. “A gente vê que, em ações como essa, o povo se apropria dos serviços oferecidos pelo governo. Vem gente de todas as idades receber atendimento e se beneficiar com as atividades. É uma ação muito importante, que aproxima o poder público da população”, destacou a fisioterapeuta, Cláudia Paiva, do Departamento de Saúde do Adulto e Idoso da SES.

A estudante Laíse Valéria Sousa, 16 anos, participou das discussões sobre a educação no município e aproveitou para se vacinar. “Achei muito bom porque isso nunca tinha acontecido aqui no município. É a primeira vez que temos algo desse tipo na cidade”, contou. A lavradora Nacione Pereira, 28 anos, também aproveitou a variedade de serviços da Caravana. “Achei muito boa essa ação. Vim vacinar meus três filhos e, agora, a carteirinha deles está em dias. Vou aproveitar para tirar os documentos deles”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *