Com o fim do período chuvoso, o Governo do Estado, retomará ainda este mês as obras da Estrada do Peixe. Executada pela secretaria de estado da Infraestrutura (Sinfra), com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o investimento de R$ 15 milhões garante a construção de 16 km de estrada que liga Itans à Matinha, facilitando o escoamento de produção do peixe na Baixada Maranhense, a principal vocação econômica da região.
Em consequência de intercorrências que dificultaram a continuidade dos serviços foi realizado o replanilhamento (revisão do projeto). Outros obstáculos prejudicaram o andamento das obras, como por exemplo, os diversos açudes que foram construídos às margens das rodovias, além da intervenção de 135 postes de distribuição impedindo o alargamento da pista. A secretaria de estado da Infraestrutura está solucionando os problemas para a retomada dos serviços.
“Nós recebemos um projeto que apresentava muitas inconformidades, corrigimos essas inconformidades. Agora a Cemar já vai iniciar o reposicionamento do posteamento e com o fim do período de chuvas nós teremos condições de avançar na execução dessa obra, a nossa equipe de engenharia está focada, centrada nesse objetivo. Até o final deste ano de 2017 com fé em Deus, nós teremos concluído essa obra que é fundamental para o desenvolvimento econômico dessa região e que vai comprovar que vale a pena investir na produção.” Explicou o secretário de estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.
Trechos dos açudes foram afastados com distância de 3 metros de cada lado da estrada e o governo aguarda a remoção dos postes no prazo de 30 dias. Essas intervenções são necessárias para a continuidade dos serviços, tendo em vista que a construção da estrada precisa seguir o tamanho padrão de 6 metros de largura com 1,5 de acostamento nos dois lados.
A primeira etapa da obra foi concluída com o serviço de terraplanagem. A próxima etapa será o preparo da base e sub-base para iniciar a pavimentação asfáltica. A previsão é que todo o serviço termine no mês de novembro deste ano.
O povoado Itans fica há 16 km do município de Matinha, no Maranhão. Em Itans, durante muito tempo, as pessoas sobreviviam da plantação de milho, mandioca, arroz e apresentavam renda média baixa por mês. Atualmente, as 200 famílias do povoado de Itans e regiões vizinhas produzem cerca de 1.776 toneladas de peixe por ano, o que gera uma receita líquida anual de mais de R$ 4 milhões, que contribui para que o PIB de Matinha seja considerado um dos maiores da Baixada.
Com a nova estrada os 74 produtores de peixe de Itans que enfrentaram por décadas dificuldades no transporte de ração para o município e escoamento da produção para as demais cidades principalmente no período chuvoso, onde muitos carros ficavam atolados na estrada de piçarra terão agilidade no escoamento e poderão aumentar a produção da região