Governo realiza seminário sobre drogas em Pinheiro e conscientiza população

Gil Henrique Faria, defensor público estadual

“Quase todos os crimes praticados aqui em Pinheiro, pelo menos 70% tem como motivação a droga, ou seja, o tráfico, o uso, dívida de tráfico, briga pelo controle do tráfico”. Esta triste realidade foi relatada pelo defensor público estadual, Gil Henrique Faria, durante o Seminário Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas, realizado nesta terça-feira (12) em Pinheiro.

O defensor pontuou ainda que este é apenas o começo de um trabalho cujos efeitos serão sentidos a médio e longo prazo. “Aqui é uma questão embrionária ainda, tem que ser desenvolvida e eu acho que um projeto a longo prazo, com as crianças de hoje e que pode, com certeza, mudar o futuro”.

Esse pensamento é compartilhado por Carla Bianca Freire, que tem 14 anos e é aluna do 1° ano do ensino médio. A jovem desde cedo sabe da importância de se lutar contra as drogas, por isso faz parte do Conselho Escolar de Políticas Públicas Sobre Drogas, além do Grêmio Estudantil de sua escola. Para ela, a mudança dessa realidade depende de cada um.

Carla Bianca Freire, membro do Conselho Escolar de Políticas Públicas Sobre Drogas.

“Se cada pessoa que estiver aqui trabalhar na sua escola, dentro da sua comunidade, eu acredito que uma mudança vai ser feita. Pode não ser tão grande, mas eu tenho certeza que se cada um fizer sua parte, vai fazer uma grande diferença”, destacou a aluna.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Direitos Humanos de Pinheiro, Iara Chagas, afirmou que “momentos como esses são fundamentais para que as pessoas tomem consciência dessa problemática que é o uso e abuso das drogas. É muito triste ver nossos jovens acabando suas vidas e de suas famílias por causa dela”.

O aumento do uso e abuso de droga impacta diretamente nas políticas públicas em todos os níveis, aumentando as demandas por serviços de saúde, segurança pública, assistência social, educação, sistema penitenciário, além de outras áreas. Por isso, o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, ratifica a importância de se integrar as ações que já são desenvolvidas nessa área de políticas públicas.

Participantes do Seminário de Políticas Públicas Sobre Drogas.

“A gente vê que já existe um movimento muito interessante de várias instituições e a nossa função da secretaria de Políticas Públicas é mais no sentido de articular, agregar forças para que se retome essa discussão, de modo que a ação do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas sirva de referência para os Conselhos Escolares e que a partir daí se intensifique, se consolide um trabalho permanente de busca, de redução de danos, de mitigação dos problemas e, sobretudo, de articulação e integração das ações de todas as instituições que trabalham essa temática”, esclareceu o secretário.

O Seminário de Políticas Públicas Sobre Drogas: Prevenção, Tratamento e Redução da Oferta, de Pinheiro, foi o último do ano nesse formato. Além dele, o Governo do Estado realizou em São Luís, Imperatriz e Barra do Corda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *