Logo
  • Incêndio atinge Hospital Carlos Macieira, em São Luís

    Pacientes foram transferidos para outras unidades.
    Fogo começou na área da farmácia e fumaça tomou conta do prédio.

    Raquel Soares e Igor Almeida Do G1 MA
     

    Um incêndio de grandes proporções atingiu os três andares do hospital Carlos Macieira, antigo hospital do Ipem, na manhã desta segunda-feira (13), em São Luís. Depois de três horas, o fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e, segundo as informações, o incêndio teria começado na área da farmácia, no primeiro andar.

    Ainda durante a transferência dos pacientes, o secretário-adjunto da Secretaria de Saúde, José Márcio Leite, afirmou que a situação era preocupante. “A situação é complicada. Tudo começou na área da farmácia, por causa de produtos químicos. A fumaça atinge o hospital todo. Não temos vítimas. Nesse momento estamos retirando os pacientes por conta da fumaça”, afirmou.

     
     
    Incêndio atingiu o hospital Carlos Macieira, em
    São Luís (Foto: Jock Dean)
     

    O Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira possui 152 leitos. No momento do incêndio todos os leitos estavam ocupados. Na frente do hospital, funcionários, médicos e enfermeiros trabalharam na retirada de pacientes. Eles foram transferidos para os Hospitais Geral, Universitário, além de outras unidades de sáude particulares. Outros foram levados para unidades das UPAs.

    Na parte interna do hospital, o secretário de Saúde, Ricardo Murad concedeu coletiva de imprensa. Ele disse que ainda hoje, a equipe da Secretaria vai estar reunida para tomar providências. “Queremos saber as causas, mas desde já, agradecemos o empenho de todos os voluntários que ajudaram a salvar vidas”, declarou.

    No dia 25 de julho, parte da tubulação de gás foi furtada do Hospital Carlos Macieira. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o problema foi detectado pelo sistema de segurança do hospital, que indicou alterações na pressão do gás medicinal.

    Pacientes foram transferidos para o Hospital Geral e unidades das UPAs (Foto: Sidney Pereira)
    acientes foram transferidos para o Hospital Geral
    e unidades das UPAs (Foto: Sidney Pereira)
     

    Nota Oficial

    Em nota oficial, a Secretaria de Estado da Saúde lamentou o ocorrido e informou que todas as providências de segurança dos pacientes estão sendo tomadas. Leia, abaixo, a nota na íntegra.
    “Ao lamentar o ocorrido e se solidarizar com os pacientes internados no Hospital Carlos Macieira, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que está tomando todas as providências para proteger as vidas e resguardar os internos.

    Todos os pacientes da unidade de saúde estão sendo transferidos para hospitais das redes pública e particular de São Luís; e todas as ambulâncias disponíveis na capital foram colocadas à disposição do HCM.

    A SES acionou o Corpo de Bombeiros para conter o incêndio, que afetou o primeiro andar da unidade de saúde. Neste momento, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, realiza vistoria em todo o prédio. A SES pede aos funcionários do HCM, escalados para entrar às 13h, que se desloquem para o Hospital Geral.”

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!