Com previsão de entrega no final deste mês de janeiro, as obras de construção do acesso à praia do poetas, em Araoca, localizado no município de Guimarães, seguem avançadas com 98% dos serviços concluídos. Nesta terça-feira (9), uma equipe formada por secretários de Estado vistoriou a pavimentação de 19 km, que irá fomentar o turismo e o desenvolvimento do litoral ocidental maranhense.
Presentes na visita às obras os secretários: Márcio Machado (Governo), Rubens Pereira (Articulação Política), Ítalo Augusto (subsecretário de Infraestrutura), Socorro Araújo (Turismo) e Wallquíria Moraes (cerimonial), além de autoridades locais e representantes da empresa responsável pela obra.
“O governador Carlos Brandão deu início a importantes obras em 2023, que abrirão portas para mais oportunidades e desenvolvimento do Maranhão. É o caso do acesso à praia dos poetas, em Araoca, um marco para a população dessa região e toda a baixada maranhense outrora esquecida, mas que vem ganhando muitas ações estruturantes como a ponte de Bequimão, a barragem de Maria Rita, para ligação dos municípios de Bequimão e São Bento, e tantas outras obras”, destacou o secretário da Segov, Márcio Machado.
A obra para construção do acesso à praia é realizada pela Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) e contempla serviços de drenagem profunda e superficial, pavimentação e sinalização completa (vertical e horizontal). A pista tem 6m de rolamento e 1,5m de acostamento de cada lado.
“A obra está bem adiantada. Todos os 19km estão pavimentados. Agora vamos iniciar a última etapa de execução desse serviço, com a sinalizações verticais e horizontais. Ainda neste mês de janeiro a obra será inaugurada pelo governador Carlos Brandão. É um investimento de cerca de R$ 16 milhões que irá garantir e impulsionar o turismo, o desenvolvimento dessa região do litoral ocidental”, realçou o subsecretário da Sinfra, Ítalo Augusto.
Além da população que residente na sede do município de Guimarães, comunidades que vivem em cerca de 10 povoados da região serão beneficiadas diretamente com o acesso construído pelo Governo do Estado. Com a entrega da obra, o governo pretende fomentar o turismo maranhense, gerar mais emprego e renda para população local.