Logo
  • Observatório de Brasília registra abalo sísmico e câmeras flagram momentos exatos do tremor em Bacurituba

    O Observatório Sismológico do Instituto de Geociências da Universidade de Brasília registrou o tremor de terra na Baixada Maranhense durante a madrugada desta sexta-feira, 04. O abalo sísmico foi registrado com epicentro na cidade de Itapecuru Mirim, com magnitude de 4.2 na Escala Richter. A cidade exata deve ser corrigido nas próximas horas pelo órgão.

    O horário registrado pelo observatório de Brasília foi exatamente a hora em que moradores relataram ter havido o tremor, principalmente nas cidades de Bacurituba, Cajapió e São Bento, além de São Vicente Ferrer e São João Batista, em menor grau, por volta de 5 segundos. Uma pessoa teria morrido com o susto na cidade de Bacurituba.

    Em entrevista à um canal de tv, o geógrafo e professor Martonio Tavares disse que esta não é a primeira vez que ocorre tremores na região da Baixada Maranhense e que esses tremores são mais comuns no leste do Nordeste em razão da ruptura de uma falha geológica. “Já ocorreram tremores, como por exemplo, em 2004 e 2014. Eles podem ocorrer devido a compressão resultante do movimento das placas tectônicas, e costumam ter duração de 5 a 15 segundos”, explicou.

     

    Do Jailson Mendes

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!