Logo
  • Prefeito de Bequimão distribui 10 toneladas de peixes à famílias carentes

    Mantendo a tradição do programa “Peixe para Todos” criado por Juca Martins (In memória) há quase meio século e executado durante 8 anos na gestão do ex-prefeito Zé Martins, a Prefeitura de Bequimão distribuiu nesta quinta-feira (01/04) peixes para famílias carentes do município que não possuem condições financeiras para compra pescado na Semana Santa. O prefeito João Martins adquiriu 10 mil quilos de pescado, que foram entregues gratuitamente à população bequimãoense garantindo a tradição cristã de ter pescado nas refeições da Páscoa.

    Batizado de programa “Peixe Para Todos”, o projeto atrai grande parcela da população bequimãoense e até de municípios vizinhos. Cada pessoa que compareceu aos pontos de distribuição do pescado tinha que usar máscara, fazer a aferição da temperatura, usar álcool em gel e respeitar o distanciamento social. Quem compareceu saiu satisfeito com aproximadamente 2 kg de de peixes, além de um sorriso de gratidão estampado no rosto.

    A entrega foi iniciada às 6h30 da manhã, em diferentes regiões da cidade, seguindo todos os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. A distribuição do alimento foi realizada de forma descentralizada e contou com um planejamento de prevenção ao coronavírus. Guardas Municipais e Bombeiros Civis atuaram na organização de filas para manutenção do distanciamento entre as pessoas.

    Os pontos de distribuição contaram com álcool em gel, aferição de temperatura e peixes previamente embalados para reduzir o tempo de espera nas filas. Tudo foi controlado pelos fiscais e não houve aglomerações, graças a consciência de cada cidadão presente na ação.

    O prefeito João Martins falou ao repórter Paulinho Castro sobre a importância da distribuição de peixes na Semana Santa para famílias carentes e principalmente em tempos de pandemia. “É um compromisso de nossa gestão com a população de Bequimão, principalmente com aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Foi uma ideia do saudoso Juca Martins, e que foi mantido pelo ex-prefeito Zé Martins, e logicamente que nossa gestão não poderia deixar de dar continuidade a um trabalho dessa envergadura, principalmente beneficiando pessoas que precisam do pescado para manter a tradição da Semana Santa, além de cumprir com nossa responsabilidade social, como poder público dando continuidade ao programa Peixe para Todos”, destacou João Martins.

    Tradição

    Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da vocação Cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo de Quaresma.

    A distribuição de peixes contou com o apoio das Secretarias Municipais de Igualdade Racial, Assistência Social, Cidadania, Segurança Pública (Guarda Municipal), Educação, Cultura, Agricultura, Saúde, Indústria e Comércio, além da Polícia Militar e Bombeiros Civis.

    Do G7 MA

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!