O prefeito de Bacuri, Washington Luís de Oliveira, decidiu suspender temporariamente [leia-se cancelar] o concurso público da prefeitura, atendendo à recomendação do Ministério Público do Maranhão. A suspensão foi oficializada por meio do Decreto Nº 18/2024, publicado nesta quinta-feira, 24, no Diário Oficial do município.
A medida ocorre após a Promotoria de Justiça de Bacuri, representada pelo promotor Igor Adriano Trinta Marques, levantar preocupações sobre a falta de transparência na contratação do Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek, responsável pelo certame.
Além disso, foram apontadas possíveis irregularidades no processo de execução do concurso, que oferecia 371 vagas, incluindo cadastro de reserva para diversos cargos, como assistente social, psicólogo, enfermeiro e professor.
O Ministério Público destacou a necessidade de que os gastos com o concurso obedeçam ao teto da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma vez que o valor contratado para o Instituto foi de R$ 228,5 mil. A recomendação também ressaltou a urgência de verificar a legalidade dos procedimentos relacionados ao concurso.