Logo
  • Prefeitura de Bequimão e UFMA firmam parceria para garantir saúde da mulher em comunidades quilombolas

    Após reunião com o Prof. Dr. José Eduardo Batista (Chefe do Departamento de Patologia da UFMA), a Prefeitura de Bequimão fechou parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para execução do Projeto “Alterações Citológicas, Doenças Sexualmente Transmissíveis em Mulheres Quilombolas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Municípios do Maranhão”.

    O projeto visa a realizar exames preventivos e consultas, uma vez por mês, em mulheres de 15 a 75 anos, moradoras dos quilombos de Bequimão. A ação faz parte de um projeto de estudo e será realizado por 5 profissionais (2 professores e 3 estudantes de pós-graduação) da UFMA. Serão atendidas 30 mulheres quilombolas por ação.

    Participaram da reunião o vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal) e os secretários Sidney Bouéres (Saúde), Josmael Castro Júnior (Assistência Social), Rodrigo Martins (Cultura), Karine Moraes (coordenadora da Atenção Básica), Francisco Macedo (coordenador da Secretaria de Igualdade Racial e líder Quilombola).

    A primeira comunidade a receber ação será o Quilombo Santa Rita, no dia 28 de março, das 8h às 14h. Os atendimentos serão realizados na Unidade Básica de Saúde do Quindíua.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!