Logo
  • Prefeitura de Cajapió realiza campanha de combater a Esquistossomose

    A Prefeitura de Cajapió, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando o trabalho para combater a esquistossomose através dos Agentes de Endemias que vãos nas localidades realizar a entrega de coletores de fezes às pessoas, os quais serão recolhidos e levados para o laboratório do município para análise, e, conforme o resultado, se positivo, será disponibilizado o tratamento pela Farmácia Básica do Município.

    As pessoas infectadas receberão tratamento gratuito com acompanhamento pela Equipe de Saúde da Família (ESF), que fará a entrega do medicamento e acompanhará a ingestão do mesmo, e orientação sobre possíveis reações adversas.

    A esquistossomose é uma infecção adquirida quando as pessoas entram em contato com água doce que está infectada com as formas larvais de parasitas da espécie Schistosoma.

    Trata-se de uma doença que desencadeia problemas de saúde crônica, pois, os vermes adultos microscópicos se instalam nas veias de drenagem do trato urinário e dos intestinos e a maioria de seus ovos ficam presos nos tecidos, assim, a reação do corpo a eles pode causar grandes danos à saúde.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!