outubro rosa

Prefeitura de Pedro do Rosário inicia Campanha “Outubro Rosa”

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de...

Com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, a Prefeitura de Pedro do Rosário, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta terça-feira, dia 09 de outubro, a “Campanha Outubro Rosa”. Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações voltadas à saúde da mulher no município.

O prefeito Raimundo Antônio, explica que programação organizada durante o mês pela prefeitura de Pedro do Rosário visa chamar a atenção da população para o tema câncer de mama e a sua detecção precoce.

“Iniciamos no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS I com um café da manhã e palestras sobre o tema. Agradeço a todos os profissionais da saúde em nome do nosso coordenador Psicólogo Dr Fábio Nóbrega. Por mais saúde e qualidade de vida”. Disse a Secretária de saúde Enfermeira Danielle

CAMPANHA:

O Outubro Rosa é uma campanha internacional, que tem o objetivo de discutir sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A doença é o segundo tipo mais frequente de câncer no mundo.

No Brasil, por exemplo, as taxas de mortalidade são elevadas, principalmente quando a doença é diagnosticada em estágios avançados. Contudo, o índice de cura para estágios iniciais da doença é alto; por isso é importante a conscientização sobre a realização do autoexame das mamas e a mamografia regular.

Para lembrar as mulheres que fazerem sua parte para um diagnóstico precoce, outubro foi escolhido para a campanha e, durante os 31 dias do mês, espaços públicos e monumentos são decorados e/ou iluminados com a cor rosa. Também, acontecem ações por todo o país para ensinar as mulheres o autoexame e incentivá-las a procurar ajuda médica regularmente.

VER COMENTÁRIOS

Artigos relacionados