Logo
  • Projetos de Thaiza Hortegal sobre autismo e dependência tecnológica são aprovados na Assembleia

    De autoria da deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal (PP), dois projetos de lei foram aprovados, nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Maranhão.  Um deles, o PL 524/2019, institui o Dia Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate à Dependência Tecnológica. Para a deputada, o tema é oportuno devido ao período de isolamento e distanciamento social.

    “O vício pelo uso de tecnologias é considerado doença, segundo a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID 11). E todos, neste período de pandemia, foram submetidos ao uso excessivo da internet e de ferramentas tecnológicas. Logo, precisamos acompanhar esse comportamento, principalmente ficar atentos a nossas crianças e adolescentes e agir o quanto antes”, explicou Thaiza.

    Outro projeto de autoria da parlamentar aprovado é o PL 546/2019, que institui diretrizes para a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

    “Agora, aguardamos a sanção do governador Flávio Dino (PCdoB). Sabemos que há muito a ser feito. Há limitações, mas vamos seguir confiantes e trabalhando para continuar avançando no atendimento e tratamento dos autistas no Maranhão, onde defendo a consolidação de métodos com base em evidências científicas, como o ABA, considerado o mais eficiente no mundo e que se replica em todo o Maranhão. Ele trará avanços significativos para o serviço de assistência  no estado”, finalizou.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!