Logo
  • Santa Helena intensifica prevenção ao Covid-19

        Equipamentos de proteção e kits cirúrgicos entregues pelo prefeito Zezildo Almeida

    As medidas que estão sendo tomadas pela Prefeitura de Santa Helena no combate ao coronavírus surtem efeitos positivos, graças à união de forças dos órgãos municipais com instituições públicas parceiras. No entanto, o apoio da população, no sentido de evitar aglomerações, obedecer as normas de distanciamento social e evitar sair de casa durante a pandemia, também contribui para evitar que casos do covid-19 atinja a cidade.

    Na semana passada, por exemplo, a Prefeitura de Santa Helena, por meio da Secretaria de Saúde do Município, realizou a farta distribuição de equipamentos de segurança individual  (EPIs), inclusive protetor facial em acrílico. Todas as unidades de saúde de Santa Helena foram contempladas com estes materiais destinados aos profissionais da saúde e de serviços gerais. Também foram entregues fardamentos e máscaras específicas dotadas de proteção química, além de centenas de kits completos de materiais cirúrgicos para atender a demanda dos hospitais, nesses tempos de pandemia.

    Equipes de saúde a postos, nos hospitais e nas ruas

    “Estamos fazendo a entrega de todos esses equipamentos de proteção e materiais para uso cirúrgico, visando proporcionar segurança aos nossos servidores, bem como às pessoas que procuram atendimento médico em nossas unidades de saúde. Essa luta contra o covid-19 é dura e longa, por isso, os cuidados precisam ser redobrados para protegermos nossos irmãos helenenses”, destacou o prefeito Zezildo Almeida.

    Vale ressaltar que o Hospital Municipal de Santa Helena passou a dispor de uma sala especial destinada para coleta de materiais para a realização de exames de prova contra o coronavírus. Técnicos da saúde foram capacitados para realizar os procedimentos, inclusive ofertando orientações sobre o covid-19 para o público que busca os serviços nesta casa de saúde.

    Outra medida adotada pela gestão municipal de Santa Helena foram as barreiras instaladas na rodovia MA-106, na entrada e saída da cidade. A operação visa orientar condutores de veículos e passageiros com relação ao uso de equipamentos de proteção individual, a limpeza correta das mãos e evitar ao máximo sair de casa.   A ação que conta com o apoio da Polícia Militar vem atendendo plenamente seus objetivos.

    Blitz instrutivas realizadas nas entrada e saída de Santa Helena

    Ainda sobre o combate a pandemia, a  Vigilância Sanitária Municipal, por sua vez, segue visitando estabelecimentos comerciais, farmácias e demais pontos de concentração de público em Santa Helena. A ideia é assegurar o distanciamento mínimo entre pessoas que buscam esses serviços durante a pandemia. Faixas adesivas foram aplicadas demarcando o espaçamento e assegurando o cumprimento de normas definidas pelo Ministério da Saúde. Também foram definidos o uso de máscaras e aplicação de álcool em gel, tanto para os comerciantes, quanto para os consumidores.

    Equipe de trabalho contra o Covid-19 em Santa Helena

    Diariamente, equipes de limpeza realizam, logo pela manhã, a  desinfecção de vias e logradouros públicos, inclusive mercados, para proporcionar mais segurança para a população de Santa Helena. A distribuição de panfletos indicando a necessidade de a pessoa ficar em casa o mais tempo possível e seguir as normas da Organização Mundial de Saúde-OMS é outra medida acertada pela Prefeitura de Santa Helena.

    Apesar das dificuldades orçamentárias e a escassez de  equipamentos de segurança em nível nacional, a Prefeitura de Santa Helena conseguiu, por meio do Ministério da Saúde e de parcerias institucionais, esses materiais de prevenção contra o coronavírus. A aplicação dos recursos que foram repassados  segue todas as diretrizes previamente definidas pelos órgãos envolvidos no processo.

     

    Do Hora Extra

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!