São Bento: Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza ações especiais na cidade em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente

O 5 de junho é um dia especial no mundo. É a data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. E em todos os cantos do planeta são realizadas diversas programações especiais de conscientização da importância da preservação do meio ambiente e de se recolocar o que se foi perdido ou tirado do ambiente em que vivemos, aquilo que chamamos de degradação ambiental.

Em São Bento, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou várias ações de conscientização em homenagem, em alusão e em comemoração para marcar essa data tão importante para todos nós no mundo. A secretária Telma Pinheiro e sua equipe elaboraram inúmeras atitudes relevantes que qualquer cidadão pode, diariamente, sempre repetir na cidade. A secretária Telma Pinheiro fez parcerias com todas as escolas públicas para a realização de panfletagens educativas, limpezas de praças, plantações de mudas, proteções de árvores, exposições educacionais, evento no clube recreativo com a escolha da “garota meio ambiente”, blitz com a guarda municipal e caminhada pelas ruas da cidade. Foi um dia intenso de muitas atividades em prol da melhoria da qualidade de vida ambiental dos são-bentuenses.

Com a participação dos alunos de todas as escolas públicas são-bentoenses, a secretária Telma Pinheiro buscou esse apoio decisivo da Secretaria Municipal de Educação para a efetivação da programação planejada. A secretária de educação Cita Moniz prontamente se prontificou em participar da mobilização proposta, pois ambas acreditam que a conscientização dos jovens perpetua melhor as ações relevantes de preservação e de não degradação ambiental da cidade.

Alunos do primeiro ao quinto ano, por exemplo, participaram de oficina de reciclagem. Nelas foram repassadas informações e práticas de seleção daquilo que pode ser reaproveitado ou não na natureza. Os próprios alunos dessa faixa etária foram os responsáveis pela realização da oficina, ou seja: tiveram noções de responsabilidade social bem mais apurada. O intuito é estender a toda a sociedade o valor daquilo que pode ser reutilizado, que caba normalmente indo para o lixo. Após a coleta de vários materiais recicláveis, os estudantes do ensino infantil e fundamental prepararam uma exposição, mostrando o real valor para as pessoas desses produtos quando reaproveitados.

Já os alunos do sexto ao nono ano, participaram de uma mobilização em forma de passeata para encontrar as regiões da cidade com maiores impactos ambientais. Eles também aproveitaram a ação para realizar a coleta e fazer a seleção correta do lixo desses locais. Houve ainda uma dispersão de tarefas. Grupos trabalharam os resíduos sólidos, outros buscaram a temática da importância da água e alguns ficaram com os impactos causados pela poluição sonora.

Para a secretária Telma Pinheiro, foi um trabalho de sensibilização muito bonito e fundamental para clarear as nossas responsabilidades em cuidar do meio ambiente. “Todos nós temos importância ao fazer essa história. Essa tarefa de conscientização é fundamental para a formação da nossa sociedade sobre a necessidade da preservação e do zelo do meio ambiente em que vivemos”, disse a secretária em entrevista.

Dentre as participações dos estudantes do ensino médio, coube a um grupo realizar a escolha da “garota meio ambiente estudantil”. Não foi a simples escolha de mais uma bela estudante da cidade. O concurso teve o objetivo de premiar a melhor indumentária utilizada por elas, criada e produzida a partir de elementos reciclados. Além da participação maciça dos jovens estudantes, o evento premiou a criatividade, a beleza dos modelos produzidos e o bom senso sobre a relevância no reaproveitamento de materiais que, comumente, vão parar no lixo.

A secretária Telma Pinheiro finalizou a entrevista se dizendo emocionada pelas ações realizadas nesse dia especial para o mundo. Ela agradeceu o apoio das diversas secretarias municipais envolvidas na programação realizada no dia 5 de junho. Aproveitou para relembrar a confiança dada pelo prefeito Luizinho Barros para a execução do trabalho planejado por ela e sua equipe para ser desenvolvido à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente em São Bento.

A secretária municipal de educação, professora Cita Moniz, também se mostrou feliz pelo convite para a participação especial da sua pasta de trabalho no Dia Mundial do Meio Ambiente e pela mobilização dos estudantes das escolas públicas municipais nas ações desse dia tão importante para o planeta. Para ela, essa parceria é fundamental para a formação da consciência das gerações futuras.

Preservar e não degradar também são palavras e atitudes que devem andar sempre juntas. “Temos que agir diariamente na cidade, em busca de uma melhor qualidade de vida para todos nós, hoje e sempre, com todas as comunidades envolvidas”, informou Cita Moniz em entrevista.

A programação não se resumiu à sede da cidade. Na zona rural foram realizadas ações de sustentabilidade, para orientar a população a viver em harmonia com as riquezas naturais existentes em cada região. A exploração consciente das plantas medicinais foi outro ponto destacado de trabalho junto ao povo do interior do município, destacou a secretária de educação.

Para ambas as secretárias municipais, saber bem selecionar o lixo é de fundamental importância em uma sociedade. Orientar as pessoas a reaproveitar produtos e jogar o lixo no local certo são atitudes de extrema relevância para o equilíbrio ambiental de todos os cantos do mundo. Por isso, as gestoras de meio ambiente e de educação do município, Telma Pinheiro e Cita Moniz, planejam desenvolver várias outras programações com o tema ambiental ao longo do ano na cidade, envolvendo estudantes da rede pública e a sociedade são-bentoense.

A tarefa de conscientização dos jovens estudantes já está sendo feita, também pensando na mobilização e envolvimento das várias comunidades no zelo e carinho pelo meio ambiente da cidade. E no Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no último 5 de junho, a programação alusiva deixou uma mensagem enriquecedora, tendo a educação como a base daquilo que deve ser feito em benefício de uma São Bento melhor, com equilíbrio ambiental, com uma cidade sustentável e na busca de uma melhor qualidade de vida para todos.

Fotos: Zeus Padaratz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *