Evento acontece no dia 21 de julho com a participação de sete municípios
O Sebrae reuniu, recentemente, representantes dos municípios de Viana, Penalva, Cajari, Arari e São Bento, para debater a realização do primeiro Seminário de Potencialidades Turísticas e Empreendedoras na Região dos Campos e Lagos. Acreditando que esse é um convite para rediscutir as potencialidades, bem como as formas de produzir, aprender e reinventar as práticas na Região dos Campos e Lagos frente aos desafios modernos de desenvolvimento social, econômico e sustentável das famílias.
A reunião, que aconteceu no último dia 23, serviu para alinhar os temas que serão discutidos no seminário, a estrutura necessária para desenvolver o turismo nesses municípios, assim como a participação dos governos municipal e estadual no evento, além da iniciativa privada.
Para o prefeito de Viana, Francisco Gomes, que esteve no encontro, essa é mais uma vertente para o crescimento da região. “É fundamental um plano de turismo para o desenvolvimento das ações, sabemos do potencial da região e essas discussões são oportunas para valorizar as nossas riquezas naturais e gerar novas oportunidades para a população desses municípios”, pontuou o prefeito.
“O Sebrae quer provocar a discussão para ver se os interessados se despertam e façam os investimentos necessários para viabilizar e descobrir caminhos para trabalhar a atividade”, considerou o gerente de gestão estratégica do Sebrae no Maranhão, Antônio Garcês, que esteve presente na reunião.
O SEMINÁRIO
O Sebrae está a frente do Seminário e tem como parceiros as prefeituras dos municípios envolvidos, o Fórum da Baixada, o Consórcio Intermunicipal dos Campos e Lagos (CONLAGOS) e Associação Comercial de Viana.
O evento vai acontecer dia 21 de julho e objetiva discutir o desenvolvimento territorial na região dos Campos e Lagos na Baixada Ocidental Maranhense e seus municípios, levando em conta o potencial dos recursos humanos, recursos naturais da área e as possibilidades empreendedoras proporcionadas por esses recursos, para fomento do turismo de natureza na região.
Os temas abordados no evento serão: Turismo, Cultura e Natureza como potencial de inclusão socioprodutiva das famílias dos Campos e Lagos, Produção Associada ao Turismo, Infraestrutura como geradora de oportunidades empreendedoras, Comércio e Serviços e sua importância na economia territorial.