Logo
  • Sebrae firma parceria com Agerp para melhorar cultura do abacaxi em Turiaçu

    Os parceiros já começaram a discutir as estratégias de atuação para ajudar os produtores no processo de produção, gestão do negócio e comercialização

    Quando se fala em Turiaçu, logo se faz referência ao abacaxi produzido no município, conhecido pela sua doçura e qualidade. Articulações para melhorar o cultivo e desenvolver a cadeia do abacaxi em Turiaçu já iniciaram entre o Sebrae e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).

    O trabalho se dará por meio do Ater Mais Gestão, projeto do governo federal para oferecer assistência técnica a organizações da agricultura familiar (associações, cooperativas e centrais) com base em ferramentas para aprimorar áreas funcionais de um empreendimento, como governança, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão comercial, gestão de projetos produtivos, gestão socioambiental e conformidade.

    Os parceiros Sebrae e Agerp já se reuniram para falar sobre esta ação e o que farão inicialmente. A proposta do Sebrae, acatada pela Agerp, foi realizar encontro com os produtores para escutá-los e averiguar suas demandas. “A ideia, também, é envolver outros parceiros, como a Uema e o Senar, com quem já trabalhamos em Turiaçu com a Assistência Técnica Gerencial (Ateg)”, informou o gerente regional interino do Sebrae em Pinheiro, Fernando Reis.

    Pela caracterização da produção com o município, os parceiros também discutiram a questão da Indicação Geográfica do abacaxi de Turiaçu, uma ferramenta coletiva de valorização de produtos tradicionais de determinada região que agrega ainda mais valor ao produto e destaca a região produtora.

    Além de Fernando Reis, participaram da reunião Rodrigo Bellote, gestor regional da Agerp em Pinheiro e sua equipe – Josenildo Araújo, coordenador do Ater Mais Gestão; Artur Soares, coordenador de Desenvolvimento Rural Sustentável e a Werllayne Amorim, assistente social.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!