A Prefeitura de São Bento vai intensificar a fiscalização da pescaria ilegal nos lagos da cidade. O objetivo é levar orientação aos pescadores e combater as formas abusivas de se colher os frutos da natureza.
Algumas técnicas ultrapassadas e artesanais de pescaria acabam prejudicando a reprodução dos peixes, causando danos aos menores, que são descartados ainda vivos na beira dos lagos e de estradas.
No momento, a Secretaria de Meio Ambiente de São Bento informa que a campanha inicialmente será educativa, para que os pescadores e a população não sejam impactados de supresa pela ação. Mas, futuramente, a prefeitura estuda formas de punir aqueles que insistem na ilegalidade.
A ação de hoje teve participação decisiva e importantíssima da Colônia de Pescadores Z16, suporte da Secretaria Municipal de Administração e o apoio da Polícia Militar.
Esse tipo de ação é incentivada pelos órgãos federais e estaduais que protegem a natureza dos malfeitores, para que ela não seja prejudicada na sua reprodução ambiental, essencial para a sobrevivência humana.