Logo
  • Thaiza Hortegal conduz audiência pública e levanta proposições para melhorias nos serviços de ferryboat

    O município de Pinheiro  (MA) sediou audiência pública para discutir os serviços de transporte aquaviário do Maranhão, especificamente os ferryboats que fazem a travessia de passageiros da capital para a região da Baixada Maranhense. O evento foi realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, a pedido da deputada Dra. Thaiza Hortegal (PP), que desde 2019 cobra melhorias e realiza fiscalizações.

    Participaram da audiência representantes da MOB, PROCON, EMAP, Corpo de Bombeiros, Prefeitura de Pinheiro, Internacional Marítima, CDL, OAB, entre outras organizações locais e estaduais. O prefeito de Pinheiro, Luciano Genésio, representou os municípios da Baixada Maranhense na audiência e destacou o trabalho do governador Flávio Dino (PCdoB) na modernização dos serviços de transporte aquaviário.

    “Esta demanda é antiga em nossa região e queremos agradecer ao governador Flávio Dino, porque é uma outra realidade, de cinco anos para cá, a exemplo da modernização dos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. E só o fato do governador entender e determinar nova licitação, nos enche de orgulho, pois nós sabemos que a concorrência é que traz a qualidade de serviço. Esperamos que, agora, realmente melhore para os passageiros nesta região. Um milhão e meio de habitantes que precisam usar os ferryboats”, destacou o prefeito Luciano.

    A audiência pública garantiu oportunidade para cidadãos proporem melhorias, como fez Lourendir Lobato, técnico de enfermagem, que falou da necessidade de equipe capacitada para casos de emergência durante a travessia. O vereador de Pinheiro, Edinildo, falou sobre o tratamento desumano pelos profissionais das empresas com os passageiros e a disponibilidade de embarcações extras em casos de superlotação. A vereadora Selma Durans pediu providências para existência de um posto de vendas na cidade de Pinheiro para facilitar a compra das passagens.

    “Desde os problemas estruturais das embarcações até os serviços de vendas das passagens, entre outras demandas, foram citados na audiência. O mais importante é que o governo do estado e as empresas estiveram presentes neste momento democrático para ouvir as sugestões dos cidadãos que desejam ver as melhorias de uma vez por todas. Então, esses depoimentos comporão um relatório que vou encaminhar ao governador Flávio Dino e às empresas como instrumento participativo, como nossa colaboração para o processo licitatório”, destacou a deputada estadual Dra. Thaiza.

    O presidente da Agência de Mobilidade Urbana, Lawrence Melo, representando o Governo do Estado destacou que será na gestão do governador Flávio Dino a primeira vez que o serviço será licitado. A previsão é que até o dia 20 de março o Edital seja publicado, que culminará na contratação das empresas com todas as previsões legais de conforto, praticidade e qualidade dos serviços.

    “Esse momento condiz com o modelo de governar do governador Flávio Dino, de estar próximo à sociedade, poder ouvir e otimizar as ações do governo a partir do que a sociedade entende que é melhor para ela. Então, na semana que vem, teremos o lançamento do edital da licitação, onde estarão previstas várias obrigações que devem ser obedecidas pelas empresas, além das diversas sugestões que foram apresentadas e construídas entre sociedade e governo do Maranhão”, enfatizou Lawrence Melo, presidente da MOB.

     

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!