Logo
  • UFMA: Professor do Campus de Pinheiro lançará livro que discute política e religião

    O livro do professor Ítalo Domingos Santirocchi será lançado na próxima quinta-feira (15), às 18h30, no Auditório B do CCH

    livrO professor da Universidade Federal do Maranhão, Campus Pinheiro, Ítalo Domingos Santirocchi, lançará o livro “Questão de Consciência: os ultramontanos no Brasil e o regalismo do Segundo Reinado (1840-1889)”  na próxima terça-feira (15), às 18h30min, no Auditório B do CCH. A obra tratada a política e religião como temas centrais em seus capítulos.

    Com o livro, o professor Santirocch aborda sobre a relação entre igreja e estado durante o século XIX, mais precisamente no período imperial do Brasil. “O livro fala desse período, onde a igreja católica era a religião oficial do estado, e a relação entre os dois poderes depois da separação entre eles e a formação do estado laico do Brasil”, explicou.

    De acordo com o autor, a obra ajuda a entender a relação entre política, estado e religião, e acaba voltando à atualidade, onde religião e política vem se misturando cada vez mais no parlamento brasileiro. “É o resultado de uma pesquisa de cinco anos para a tese do meu doutorado, em Roma. Fiz as pesquisas no arquivo secreto de vaticano e nas documentações do estado e de alguns bispos”, contou.

    Por isso, segundo o professor, o livro também conta a trajetória de alguns bispos brasileiros, o projeto que eles tinham para reformar a igreja, e como eles se relacionavam, tanto com Roma como com o estado, e como defendiam sua posição perante Roma e perante o estado, já que o estado podia interferir na religião.

    O lançamento terá como debatedor o coordenador do Grupo de Pesquisa História e Religião da UFMA, Lyndon Santos, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História da UFMA. O investimento para o livro no evento será de R$ 50.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!