Logo
  • UFMA realizará encontros entre o cinema e o público de Pinheiro e Alcântara

    PINHEIRO – Com patrocínio do Centro Elétrico e Governo do Maranhão (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Empreendedorimo (Dac-Proexce), realizará exibições gratuitas de filmes e ações formativas nessa terça, 22, e quarta-feira, 23, na cidade de Pinheiro, e, na quinta-feira, 24, em Alcântara. A programação integra o projeto de extensão Guarnicê em Itinerância, que será encerrado no mês de novembro, com a realização das ações culturais no município de Raposa.

    A programação oficial começará na terça-feira, 22, no Auditório Central da UFMA, câmpus de Pinheiro, com a exibição da Mostra Guarnicêzinho, das 9h às 10h. Em seguida, haverá a Mostra Copa Studio 10 anos, das 10h às 11h. Já das 14h30 às 15h30, haverá a solenidade oficial de abertura com exibição, às 15h30, do filme ‘Selvagem’, de Diego da Costa, melhor longa nacional do 42º Festival Guarnicê de Cinema. A programação está no site do DAC e nos fôlderes e cartazes distribuídos nos locais de exibição.

    Inclusão cultural

    Por meio do projeto, a UFMA levará a experiência do cinema a locais onde a população não possui acesso à arte cinematográfica. Realizará ainda ações formativas que colocam crianças e jovens em contato com técnicas básicas de produção de filmes. “O Guarnicê em Itinerância ampliará as oportunidades do encontro entre o cinema e o público, fazendo circular a obra audiovisual por meio de mostras itinerantes em comunidades do interior do estado”, disse a diretora do Dac e coordenadora do projeto, Fernanda Santos Pinheiro.

    “Por meio do Guarnicê em Itinerância, crianças e jovens das comunidades beneficiadas despertarão ainda o interesse nos processos audiovisuais, estimulando a formação de plateia e o interesse pela linguagem artística”, explica a diretora. “Esse projeto é uma extensão do nosso Festival Guarnicê de Cinema, que terá sua 43ª edição em 2020. Oportuniza ainda espaços de exibição em locais onde não há salas de cinema. Levamos a arte e a cultura do cinema para onde o povo está”, finalizou Fernanda Santos Pinheiro.

    Acervo do Guarnicê

    O público alvo do Guarnicê em Itinerância é heterogêneo, focando a presença de alunos do ensino superior, da educação básica e a comunidade em geral. O Festival Guarnicê de Cinema é uma referência como polo difusor da arte do cinema e possui um dos mais ricos acervos cinematográficos do país. Quarto festival mais antigo do Brasil e o segundo mais antigo promovido por universidades, exibe, há 42 anos, o melhor da produção do cinema autoral brasileiro, sendo janela das mais importantes no cenário dos festivais nacionais.

    Em Pinheiro, o Guarnicê em Itinerância tem apoio da Fundação Sousândrade, Universidade FM, Gráfica Universitária, UFMA Câmpus Pinheiro (Centros de Ciências Humanas Naturais, Saúde e Tecnologia), Prefeitura de Pinheiro, Câmara de  Dirigentes Lojistas de Pinheiro, Uema Câmpus Pinheiro e Ifma Câmpus Pinheiro. Em Alcântara, apoiam o projeto a Fundação Sousândrade, Universidade FM, Gráfica Universitária e ainda a Prefeitura de Alcântara (secretarias municipais de Educação e de Cultura e Turismo), Ifma Câmpus Alcântara e Paróquia de São Matias.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!