Logo
  • VIII Expocapril de Bequimão atrai criadores de vários Estados.

    é Martins ao lado do Radialista Paulinho Castro e do ex-prefeito Iran Monteiro (Central -MA)

    é Martins ao lado do Radialista Paulinho Castro e do ex-prefeito Iran Monteiro (Central -MA)

    A oitava edição da Exposição de Ovinos e Caprinos de Bequimão (Expocapril), movimentou o mercado econômico da Baixada após garantir a melhoria genética dos animais no município, proporcionando momentos de lazer ao público que passou pelo Parque de Exposição, na MA 106, KM 30, na altura do povoado Frederico, estrada que liga Bequimão ao Porto de Cujupe, entre os dias 13 e 15 de novembro. O evento é realizado pela Associação dos Criadores e Criadoras de Ovinos e Caprinos de Bequimão (ACCOCBEQ), com apoio da Prefeitura Municipal de Bequimão, em parceria com o Sebrae/MA.

    Este ano a Expocapril mostrou mais uma vez que está crescendo e conquistando o mercado regional. Nesta edição, estavam em exposição centenas animais, de aproximadamente 46 criadores, das raças Anglo-nubiana, Boer, Dorper, Sanner, White Dorper e Santa Inês. O preço dos animais variava de acordo com o sangue ou genética e chegava ao valor de até R$ 20 mil reais por cabeça.cabra

    Segundo um dos expositores da Expocapril, a Exposição ganhou sua identidade. “Esse evento precisa entrar no calendário do governo do estado. Isso está mudado a mentalidade dos criadores não só de Bequimão, mas também da baixada. Antes, a gente botava o animal para criar e ficava esperando engordar sem perspectiva de nada. Agora, fazemos um controle e, com isso, conseguimos lucrar mais e ter uma carne com melhor sabor, graças ao acompanhamento do Sebrae”, destacou Iran Monteiro, criador no município de Central do Maranhão.

    VISÃO DE SUCESSO…Assista a Reportagem clicando AQUI.

    jO Superintendente do Sebrae no Maranhão, esteve presente no evento e destacou vários avanços da Expocapril, incluindo o aumento da qualidade dos animais. “A gente tem a considerar que a VIII Expocapril vem numa crescente, evoluindo tanto em quantidade quanto em qualidade. Significa dizer que é visível o aumento da exposição como todo, temos presença de parceiros como governo do Estado, Senar e Sebrae, que ajudou a Associação a implantar a feira e está junto desde da primeira edição. Se as instituições estão participando é porque a feira tem valor. Se os resultados estão sendo positivados é porque a aceitação é grande e o avanço é visível. No próximo ano (2016) a Expocapril vai estar ainda melhor, com mais investimentos e maior número de parceiros”, destacou o Superintendente.

    Falando em empreendedorismo, João Martins foi categórico em afirmar da valorosa parceria entre produtor e Sebrae. “O Sebrae trouxe várias consultorias em gestão e implantou junto aos criadores de Bequimão, principalmente a cultura empreendedora incentivando outras pessoas que ainda não estão na atividade, a se interessar e aumentar o crescimento da produtividade, movimentando a economia do município. Além disso, a participação de estudantes dentro da feira vai aquecer o conhecimento. Isso é indispensável para o bem do município e da baixada maranhense”, finalizou.

    Pelo crescimento da atividade, a Prefeito de Bequimão, Zé Martins, tem apoiado a Expocapril desde sua primeira edição. Em convênio com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima), estão sendo ampliadas melhorias no Parque de Exposição, com a construção de um auditório e de uma churrascaria. Além disso, o espaço ganhou um Kit de Irrigação e abraçou o Projeto Cinturão Verde, criado pela prefeitura de Bequimão na atual gestão. “Apoiando os criadores, estamos investindo no empreendedorismo. E os resultados já podem ser percebidos, com o melhoramento genético dos animais da nossa região e crescimento do rebanho. Além disso, o Parque serve como área de lazer e aprendizado para os alunos do município de Bequimão”, destacou o prefeito Zé Martins.

    Na avaliação do presidente da ACCOCBEQ, Antônio Edilson Coelho, houve um crescimento na qualidade e quantidade dos animais criados em Bequimão. “Vários produtores tinham dois ou três animais, não tinham interesse em aumentar o rebanho. Hoje, vários adequaram suas propriedades, já têm pastagens e apriscos. A Expocapril passou a ser uma feira bastante procurada, haja vista que temos expositores de outros estados”, destacou o presidente, ressaltando, ainda, que todos os criadores do município trabalham atualmente com reprodutores P.O (puros de origem).f

    FUTURO PROMISSOR

    Para os estudantes da Escola Batutinha, a exposição se torna uma área de lazer. “Aqui é um lugar maravilhoso, é a oportunidade das pessoas conhecerem, porque muita gente não conhece. Os animais são lindos e muito macios”, disse o jovem Luís Miguel, de 10 anos. Já Maria Eduarda, de apenas 9 anos, falou com entusiasmo da feira. “Achei interessante a criação de Ovinos e Caprinos, porque aqui é um espaço onde as pessoas podem aprender como criar esses animais, assim como. Achei os animais lindos, assim como o ambiente”, destacou a estudante. Para a diretora da Escola Batutinha, Maria da Conceição Martins Pereira (Dona Noca), a feira traz novos horizontes para o município de Bequimão. “Uma grande iniciativa para as crianças, onde elas aprendem novas ideias, já que elas vão ser o futuro do município. Ganham as crianças com esta exposição e principalmente o município”, destacou a diretora.


    Para os criadores de Bequimão, na prática, isso significa ganhos no tamanho, na qualidade da carne e leite e maior velocidade no ganho de peso. De acordo com os produtores, com os animais nativos, os criadores só conseguiam, em média, de 8 a 10 kg de carne após abatidos ao completarem 1 ano. Os melhorados geneticamente têm um rendimento de 20 a 25 kg de carne, no mesmo período. Durante a Expocapril, vários criadores colocaram animais em exposição que chegam a pesar até 100 Kg bruto.

    PROGRAMAÇÃO

    Nos três dias da VIII Expocapril, houve palestras técnicas, leilões de animais, avaliações de animais com veterinário especialista no ramo, laços de bode, comercialização de animais, concurso da garota Expocapril e show. No primeiro dia, alunos da rede estadual, municipal e particular de Bequimão, além de escolas de Alcântara, visitaram a Expocapril, que recebeu autoridades municipais e estaduais. No domingo, a Banda Suing Sensual fez a festa e encerrou o evento com chave de ouro.

    Estiveram presentes durante a Expocapril, criadores do município de Bequimão, da baixada maranhense e de estados das regiões norte e nordeste do Brasil, como Piauí e Pernambuco. Autoridades como: Dr. Ricardo Teixeira (Avalista e Veterinário – Senar), Dr. Messias Nicodemos (Sagrima), Dr. Carlos Cesar (Pesquisador UEMA), Dr. Flávio Braga (Fórum da Baixada), Raimundo Coelho (Faema/Senar), Rosa Amélia (Gerente Regional Sebrae) e os secretários Cassiano Ferreira (Segurança), Zé Orlando (Administração e Transporte), Dinha Pinheiro (Cultura e Igualdade Racial), Creuber Pereira (Agricultura), Aristide França (Educação), Tonho Martins (Infraestrutura), além da diretora do Hospital de Bequimão, Jamyscleia Matos. Outros setores marcaram presença na Expocapril, como o empresário Menésio (Gráfica Pinheiro), a Piscicultora Wanda Pereira, além de autoridades e personalidades da região.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!