Logo
  • Willian Vieira solicita que município de Pinheiro disponibilize contraceptivo “DIU” no sistema de saúde

    Por meio da indicação Nº 357/2021 do dia 31 de agosto de 2021, o vereador Willian Vieira da TV solicitou ao município de Pinheiro a instituição de uma política social de proteção às mulheres na rede pública de saúde. O método contraceptivo “DIU”, ou “Dispositivo Intrauterino” é um dos mais eficazes na prevenção de uma gravidez indesejada, segundo a ciência.

    A disponibilidade do dispositivo no Sistema Único de Saúde já é uma orientação do Ministério da Saúde a estados e municípios.

    O artigo 37-A diz que “os Dispositivos Intrauterinos Tcu 380 (DIU de cobre) poderão ser disponibilizados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios às maternidades integrantes do SUS, para anticoncepção pós-parto (APP) ou pós-abortamento (APA) imediatas.”

    A contracepção intrauterina por meio do DIU – Dispositivo Intrauterino-, vem se tornando o método mais comum de contracepção reversível de longa duração devido à sua elevada eficácia e segurança, facilidade de utilização e baixo custo.

    O DIU fornece uma opção não-cirúrgica para a prevenção da gravidez e é tão eficaz quanto a esterilização cirúrgica. Os anticoncepcionais intrauterinos modernos são feitos de plástico e libertam cobre ou um tipo de progesterona para aumentar a ação contraceptiva do dispositivo.

    Os dispositivos intrauterinos também são apropriados para as mulheres que não desejam ou não podem usar o estrogênio e, além disso, podem ser usados por quem que nunca tive filhos.

    Segundo o vereador, a medida ajudará a controlar o índice de gravidez precoce no município.

    “Nossa pauta é alcançar essa medida protetiva às mulheres. Esse método é de longa duração, evitando possíveis falhas que possam ter ocorrido com outros contraceptivos. A falta de cuidados preventivos é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de gravidezes indesejadas. Com essa medida, podemos oferecer uma qualidade de vida melhor às mulheres”, disse Willian.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!