Logo
  • Zé Inácio anuncia que vai destinar emenda para recuperação da barragem do Rio Pericumã

    O deputado Zé Inácio Lula (PT) anunciou, na sessão desta quinta-feira (23), que destinará emenda parlamentar para a recuperação da Barragem do Rio Pericumã, situada na cidade de Pinheiro. ” Anuncio, publicamente, que destinarei uma emenda parlamentar via Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado para que o aterro seja recuperado e a barragem possa ter a garantia da segurança para o seu bom funcionamento”, afirmou.

    Em seu pronunciamento, o deputado, que é filho de Bequimão, município da Baixada Maranhense, destacou a importância que tem a Barragem do Rio Pericumã para o desenvolvimento dessa região, principalmente para o município de Pinheiro e sua terra natal. Ele fez também um breve relato da vistoria que a Comissão de Obras e Serviços Públicos da Assembleia fez a barragem, na última terça-feira (23), constatando seu abandono.

    Segundo Zé Inácio, cabe a Assembleia chamar a atenção e cobrar do poder público, não só em nível estadual, mas, sobretudo, do Governo Federal, para que faça um reparo a essa barragem, pois se trata de uma obra importante, não só para o município de Pinheiro, mas para toda a região da Baixada.

    “A barragem representa não somente o controle da água para evitar novas inundações, como também para garantir a reprodução do pescado típico daquela região, que contribui não só para alimentar a população, mas fomenta a economia daquela região. Evita que a água salgada adentre sobre a área dos campos, fazendo com que a água continue adequada para a reprodução do pescado, para a criação de pequenos animais, a criação de gados, possibilitando a irrigação para a agricultura familiar, que é feita à margem dos campos”, esclareceu.

    Agenda de trabalho em Itinga

    O deputado relatou que esteve, no último fim de semana, no município de Itinga, convidado pela Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Monte Alegre, na solenidade de entrega dos lotes de terra pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Incra) para as famílias assentadas da reforma agrária.

    “Foi emocionante e fiquei muito feliz de participar desse momento, pois a área denominada  Monte Alegre foi desapropriada quando da minha gestão à frente do Incra, no ano de 2013, ano em que a Superintendência do Incra no Maranhão bateu o recorde de criação de assentamentos no Brasil, não só em números de assentamentos criados, mas foi, no Estado do Maranhão, naquele ano, quando mais se desapropriaram terras em número de hectares”, ressaltou.

    Zé Inácio também destacou a visita que fez ao empreendimento Sítio Barreiras, também em Itinga, em companhia do vice-governador do Estado, Carlos Brandão (PRB), na segunda-feira (20). “É a maior plantação de bananas do Estado do Maranhão. São mais de 500 hectares plantados na primeira fase do projeto, o que gera mais de 400 empregos. Já estão colhendo e distribuindo quatro carretas de bananas por dia para o mercado, sobretudo supermercados do Maranhão e do Pará”, salientou.

    O deputado informou que a segunda fase do projeto vai dobrar a produção de bananas no município de Itinga, mas não se iniciou ainda por conta de estar pendente a licença ambiental, mas o projeto irá dobrar a produção com a perspectiva de gerar quase mil empregos.

    “Aproveito a oportunidade para chamar a atenção do Governo do Estado para a importância desse empreendimento, que vai gerar ocupação, trabalho e renda e circular recursos na economia do nosso estado, para que a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) tome as devidas providências no sentido de garantir o licenciamento desse empreendimento, que é muito importante, não só para o município de Itinga, mas para a economia do Maranhão”, concluiu.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!