Após encontro com o Conguarás, MCom libera sinal 5G para municípios do Litoral Ocidental Maranhense

Conexão mais rápida e uma melhor cobertura: desde ontem, 4 de dezembro, Bequimão e outros oito municípios do Litoral Ocidental Maranhense estão oficialmente aptos a receberem a tecnologia 5G. A decisão foi tomada pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (GAISPI) na última quarta-feira, 29 de novembro, e vai contemplar também os municípios de Bacuri, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Porto Rico do Maranhão e Serrano do Maranhão.

A ampliação do sinal atende a uma solicitação do Consórcio Intermunicipal da Floresta dos Guarás (Conguarás) e das prefeituras da região junto ao ministro das Comunicações do Governo Federal, Juscelino Filho, e posterior análise técnica dos municípios contemplados. Segundo o presidente do Conguarás e prefeito do município de Bequimão, João Martins, além de tornar a vida no ambiente digital mais eficiente, a tecnologia também vai criar uma atmosfera mais favorável ao desenvolvimento econômico local.

“O Litoral Ocidental acaba de dar um grande passo rumo ao desenvolvimento tecnológico.  A implementação da tecnologia 5G é uma conquista que marca um salto significativo em nossa conectividade e no progresso de nossa região. A tecnologia desempenha um papel fundamental em nossas vidas, desde a educação até os negócios, saúde, e muito mais. A chegada do 5G é, sem dúvidas, um avanço revolucionário que não só vai acelerar a velocidade da nossa conexão, mas também vai  gerar uma série de oportunidades inovadoras”, ressaltou o prefeito João Martins.

De acordo com o Ministério das Comunicações, a liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nos municípios depende do planejamento e do interesse de cada prestadora.

O ministro Juscelino Filho assegurou que a pasta está empenhada em disponibilizar o quanto antes o serviço com qualidade para toda a sociedade. “Além de cumprir os prazos estabelecidos no edital do leilão 5G, o MCom tem cobrado as operadoras para anteciparem os prazos e aperfeiçoarem a qualidade da cobertura em regiões que contam com problemas ou ainda seguem sem sinal”, afirmou.

Além do Litoral Ocidental Maranhense, nesta etapa também foram contemplados os municípios de Açailândia, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Anajatuba, Apicum-Açu, Araioses, Bacabal, Belágua, Buritirana, Cândido Mendes, Carutapera, Caxias, Codó, Godofredo Viana, Humberto de Campos, Lago Verde, Luís Domingues, Montes Altos, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Paulino Neves, Peri Mirim, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Ribamar Fiquene, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São João Batista, São Luís Gonzaga do Maranhão, Turiaçu e Tutóia.

Tecnologia 5G

A tecnologia 5G, ou quinta geração de redes móveis, é a mais recente evolução das tecnologias de comunicação sem fio. Ela sucede as gerações anteriores, como o 4G (LTE) e oferece melhorias significativas em termos de velocidade, latência, capacidade de conexão e suporte a uma variedade de dispositivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *