Logo
  • Aulas dos primeiros períodos do curso de Medicina de Pinheiro iniciarão na próxima segunda-feira

    Após audiência realizada no Ministério Público Federal do Maranhão (MPF-MA), a Universidade Federal do Maranhão anunciou que as atividades acadêmicas relativas ao 1º, 2º e 3º períodos do curso de Medicina, Câmpus Pinheiro, terão início na próxima segunda-feira, 29. Já os alunos do 4º ao 7º período aguardam o diagnóstico que está sendo feito por uma comissão especial criada para avaliar as condições necessárias para que os alunos iniciem o período, provisoriamente, em São Luís.

    A comissão é composta por um representante dos estudantes, um representante do grupo de pais dos alunos, um representante dos professores e um representante da gestão superior da universidade. Apesar de as aulas ocorrerem temporariamente na capital, serão ministradas por professores lotados no Câmpus de Pinheiro.

    Além do início do período letivo, a UFMA está empenhada em tomar providências para adequação do Câmpus de Pinheiro. “Na audiência, os alunos fizeram suas reivindicações e a universidade apresentou tudo o que foi possível reestruturar até agora. A universidade, dentro dos limites orçamentários, tem trabalhado para atender as demandas do Câmpus de Pinheiro e as demandas específicas do curso de Medicina, que envolvem também a preocupação com a estrutura da rede de saúde, para proporcionar aos alunos a experiência prática”, explicou a reitora Nair Portela.

    O curso não depende só da organização interna, mas também da organização do sistema de saúde, completou a reitora. “Para os primeiros períodos não há problemas, pois eles contam com a rede básica de saúde. Mas os outros, ainda dependem de hospital para a prática na área de clínica, por isso também contamos com o apoio do Estado e do município para fechar essas parcerias”, frisou.

    Na audiência pública, com a participação de alunos, professores e da administração superior da UFMA, também foram apresentadas outras melhorias em relação à infraestrutura do Câmpus, como a finalização do prédio, à iluminação de toda a área e a instalação de mais postos de segurança.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!