Logo
  • Bequimão: Duas considerações sobre uma boa gestão municipal

    Por Robert Lobato

    Secretária da Secid, Flávia Alexandrina, garantiu o reinício das obras da Ponte do Balandro.

    Secretária da Secid, Flávia Alexandrina, garantiu o reinício das obras da Ponte do Balandro.

    Blog do Robert Lobato esteve no final de semana na cidade de Bequimão, localizada na Baixada Maranhense, para visitar a Expocapril, Exposição de Ovinos e Caprinos, que aconteceu  no Parque de Exposição, na MA-106, Km 30, Povoado Frederico, estrada que liga Bequimão ao Porto de Cujupe.

    Município com pouco mais de 20 mil habitantes, Bequimão é uma das cidades mais carentes do Maranhão e enfrenta, do ponto de vista de infraestrutura, as mesmas dificuldades enfrentadas pela maioria dos municípios brasileiros de pequeno porte. A diferença é que lá existe gestão atuante, competente, que coloca o interesse da população em primeiro plano.

    O prefeito Zé Martins é, sem dúvida alguma, um dos melhores prefeitos da Baixada Maranhense se não for o melhor. Basta comparar o que era Bequimão antes e o que é agora depois da sua gestão. A cidade está limpa, organizada, saneada administrativa e financeiramente, com os todos os serviços básicos em bom funcionamento para a cidadania local.

    A administração Zé Martins é prova cabal de que quando um prefeito quer trabalhar com responsabilidade e honestidade consegue fazer muito, mesmo em um ambiente de grave crise econômica que arrocha cada vez mais os municípios brasileiros, em especial de estados pobres como o Maranhão. Apenas dois exemplos atestam essa assertiva. Senão vejamos.

    Hospital de 20 leitosBQ12

    Lembram dos famosos hospitais de 20 leitos do programa “Saúde é Vida” da gestão do ex-secretário Ricardo Murad?

    Pois é. Existe uma unidade dessa em Bequimão funcionando em perfeito estado e atendendo não somente os bequimãoenses, mas também moradores de municípios adjacentes.

    O hospital está bem equipado, quadro de profissionais de saúde qualificado, salários em dia, medicamentos para várias enfermidades, alimentação de qualidade, enfim, um equipamento público de saúde em plena produtividade. E olhem que os recursos da secretária de Saúde para esse tipo de unidade hospitalar nos municípios foram praticamente extintos no atual governo, mas o secretário Marcos Pacheco, por reconhecer a seriedade da gestão do prefeito Zé Martins, já se comprometeu em viabilizar boa parte do dinheiro para os cofres municipais que vai garantir a ampliação dos serviços naquela unidade.

    Ponte do Balandro.

    Ponte do Balandro: Obra prevista para acontecer ainda no governo Roseana, mas nunca saiu do papel. Agora vai..

    Ponte do Balandro: Obra prevista para acontecer ainda no governo Roseana, mas nunca saiu do papel. Agora vai..

    Outra conquista do povo de Bequimão, fruto da competência administrativa e da habilidade política do prefeito Zé Martins em viabilizar obras e projetos para a cidade, foi o recente comprometimento assumido pela secretária Flávia Alexandrina (Cidades) de autorizar o reinício das obras na Ponte do Balandro, interrompidas desde o final do ano passado.

    A secretária se mostrou muito receptiva em ajudar a “desenterrar” a cabeça de burro que parece haver naquela parte de Bequimão que impede a conclusão de tão importante obra para a cidade e que irá beneficiar milhares de famílias de várias povoados.

    A Ponte do Balandro, sobre o Rio Itapetininga, medirá cerca de 60 metros de comprimento com 12 de largura, cujo investimento é da ordem de R$ 2.369.531,81. A obra é financiada pelo Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) em parceria com o Governo do Estado.

    Adversários políticos do prefeito Zé Martins chegaram a criticá-lo por ter procurado o governador Flávio Dino para garantir, de uma vez por todas, a construção da ponte chegando a acusá-lo de “oportunista”.

    Ora, o prefeito deveria procurar quem, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin? Cada uma…

    O fato é que prefeito de Bequimão está de parabéns pelo trabalho que tem empreendido nestes quatro anos de mandato.

    E apenas esses dois exemplos citados aqui, o hospital de 20 leitos e a Ponte do Balandro, mostram que Zé Martins é um ótimo exemplo de que ainda existem prefeitos responsáveis e de espírito publico neste Maranhão. Poucos, mas existem.

    É isso.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!